07h00 - quarta, 08/08/2018

Igreja Matriz de
Santiago reaberta

Igreja Matriz de Santiago reaberta

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém recebeu mais de um milhar de visitantes desde a sua abertura, há cerca de um mês, depois de ter estado quase dois anos encerrada ao público.
Fonte municipal adianta que a autarquia assegura as despesas com uma funcionária que garante a abertura e fecho ao público, assim como a limpeza, parceria que para o padre Paulo Carmo "torna possível" abrir a igreja aos crentes e aos turistas.
De acordo com o padre Paulo Carmo, é objectivo da paróquia abrir a Igreja Matriz todos os dias da semana, sendo que para isso vão recorrer a um projecto de voluntariado. O pároco avança que outro dos intuitos é "criar um roteiro turístico que ligue a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas".
Já o Museu do Tesouro da Colegiada, que se encontra no interior do edifício da Igreja Matriz, "por enquanto continuará encerrado ao público, uma vez que estamos num processo de restruturação, porque passou para as mãos da Comissão Fabriqueira a gestão do espaço e do seu espólio", adianta ainda o padre Paulo do Carmo.
Recorde-se que a Igreja Matriz de Santiago do Cacém foi classificada como momento nacional em 1922, sendo que a sua origem remonta ao século XIII, reazando a história que terá encomendada pela princesa bizantina D. Vataça Lescaris.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sexta, 17/08/2018
Pequenas empresas de
Santiago sem Derrama
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou nesta quinta-feira, 16, manter em 2019 a isenção de pagamento de Derrama para as empresas sediadas no concelho cuja facturação anual não ultrapasse os 150 mil euros.
07h00 - domingo, 12/08/2018
Banho de S. Romão na
Costa de Santo André
A praia da Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, acolhe neste domingo, 12, pelas 11 da manhã, o tradicional cortejo etnográfico e a recriação do banho de São Romão.
07h00 - sexta, 10/08/2018
Obras concluídas
em rua de Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém já concluiu os trabalhos de requalificação da rua Camilo Castelo Branco, na cidade, que visaram solucionar as irregularidades existentes na calçada.
07h00 - domingo, 05/08/2018
Santiago entra
na Rota Vicentina
A Câmara de Santiago do Cacém vai fazer parte do consórcio da Rota Vicentina, que envolve também os municípios de Odemira e Sines, assim como diversas entidades dos três concelhos.
00h00 - segunda, 30/07/2018
CM Santiago requalifica
bairro em Santo André
A Câmara de Santiago do Cacém já tem a decorrer a primeira fase das obras de requalificação de espaço público no bairro das Flores, em Vila Nova de Santo André, num investimento avaliado em cerca de dois milhões de euros.

Data: 03/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial