07h00 - sábado, 11/08/2018

São Luís transforma-se
em "aldeia das artes"

São Luís transforma-se em "aldeia das artes"

Artistas e artesãos vão "invadir" nas próximas semanas diversos locais públicos e privados de São Luís, transformando esta pequena localidade do concelho de Odemira numa verdadeira "aldeia das artes". Trata-se da quarta edição da MONTRAS – Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís, que visa dinamizar o "pulsar criativo" da aldeia.
A MONTRAS arranca neste sábado, 11 de Agosto, e prolonga-se até Setembro, numa organização da Transição São Luís e da comunidade local, a que se junta o Ateneu do Catorze, a associação Cultivamos Cultura e a Destilaria do Ferrador. O evento conta ainda com o apoio da Câmara de Odemira, da Junta de Freguesia de São Luís, da Casa do Povo de São Luís e da Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense.
"Pretendemos estimular a valorização da comunidade da freguesia de São Luís, a promoção da coesão comunitária e entreajuda, bem como o fortalecimento da resiliência e sustentabilidade local e regional", adiantam ao "SW" Filomena Patrício e Carmen Maraschin, da organização da MONTRAS.
Artes plásticas, artes visuais, cinema documental, música, poesia, performances, workshops, artesanato e uma mostra de produtos locais são alguns dos destaques do evento, em que as lojas da aldeia – estejam elas a funcionar ou há muito encerradas – ganham "nova vida, tornando-se espaços expositivos que vão dar a conhecer, aos locais e visitantes, o pulsar criativo" da aldeia.
A inauguração da quarta edição da MONTRAS está prevista para as 18h00 deste sábado, 11 de Agosto, com animação de rua a cargo de António Ledo, Filipa Saramago e jovens da aldeia. Depois há muita música pela tarde e noite fora, com as actuações de Irene Lima & Convidados (19h00 no mercado), Barrière Rouge Ensemble (20h00 na loja Costas de Cristo), Willou e Simon (20h45) na "Ilha Viva", AbztraQt Sir Q (21h45 no Pátio do Catorze), Rui Graça & Convidados (22h30 na Rural Store), Daria Kaufman (22h45 na sede da Cultivamos Cultura) e Violas Campaniças (23h00 na Destilaria do Ferrador).
Para domingo, 12 de Agosto, estão previstas as actuações de Willou e Simon (19h00 na Ilha Viva), Adriano de Almeida (20h30 no Mercado), Jazz'in Jazz (21h30 no Pátio do Catorze), Três Figos (22h10 no Pátio do Catorze), banda SPA (22h30 no Jardim) e uma jam session (a partir das 23h00 no Jardim). Para domingo estão também programados workshops com Crystal Kershaw, Helena Loermans, Chico da Ribeira e Flora Dolores.
A par de tudo isto, 21 montras dos espaços comerciais de São Luís terão patentes trabalhos de diversos artistas, que podem ser admirados até 9 de Setembro. A IV MONTRAS termina precisamente nesse dia, com a "Adiafa", festa que assinala o fecho do evento.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sexta, 17/08/2018
Selecção polaca de canoagem
em Santa Clara-a-Velha
A Selecção Nacional da Polónia de canoagem está a estagiar na barragem de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, tendo em vista a sua participação no Campeonato Mundo de velocidade, que decorre na próxima semana em Montemor-o-Velho.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Cinco detidos por
tráfico no Sudoeste 2018
A GNR deteve cinco pessoas, com idades entre os 16 e os 20 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes durante a última edição do Festival Meo Sudoeste, que decorreu na Zambujeira do Mar entre 7 e 11 de Agosto.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Joana Luz apresenta
novo disco em Odemira
O Quintal da Música, em Odemira, recebe nesta quinta-feira, 16 de Agosto, um espectáculo da fadista Joana Luz, que irá aproveitar a ocaisão para apresentar o seu novo CD.
07h00 - terça, 14/08/2018
Tribunal trava furo
para petróleo na costa
Os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana pelo consórcio ENI/ GALP não vão avançar.
07h00 - terça, 14/08/2018
Bravewonder alarga
leque de produtos
A BRAVEWONDER continua a querer levar até aos seus clientes a melhor qualidade existente no mercado e, nesse sentido, acaba de alargar o seu portefólio de produtos.

Data: 03/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial