07h00 - terça, 11/09/2018

Câmara de Santiago contra
transferência de competências

Câmara de Santiago contra transferência de competências

Depois de Alcácer do Sal, foi a vez da Câmara de Santiago do Cacém aprovar por maioria, com a abstenção da oposição, não aceitar a proposta de transferência de competências do Estado para as autarquias locais em 2019.
"A Câmara [de Santiago do Cacém] deliberou não aceitar a transferência de competências para 2019" porque "se vamos assumir competências estas têm de estar associadas a um conjunto de recursos financeiros que as câmaras necessitam para garantir essas mesmas competências", justifica o presidente do Município.
Álvaro Beijinha dá como exemplo a área da Educação, "onde as câmaras passam a assumir o pessoal não docente no primeiro, segundo e terceiro ciclos, e também do secundário, quando hoje só temos responsabilidades no pré-escolar", o que faria com que Câmara de Santiago do Cacém passasse a ter mais duas centenas de funcionários não docentes nas escolas.
O autarca reconhece que o Poder Local está mais próximo das pessoas, mas afiança: "Para exercermos essa proximidade temos de ter os recursos, por isso afirmamos que este não é um processo de transferência de competências mas sim de encargos".
A decisão, aprovada na passada semana pela Câmara de Santiago do Cacém, terá agora de ser submetida à votação da Assembleia Municipal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/01/2019
Praia de Milfontes no
nacional feminino sub-19
Não tem sido um caminho fácil, mas a evolução tem sido constante: assim se pode descrever a participação da equipa de futebol feminino do Praia de Milfontes de sub-19, que nesta temporada de 2018-2019 se estreia no campeonato nacional da categoria.
07h00 - terça, 22/01/2019
"Terras Sem Sombra"
no Alentejo Litoral
A 15ª edição do festival "Terras Sem Sombra", que decorre neste ano de 2019, tem por lema "Sobre a Terra, Sobre o Mar – Viagem e Viagens na Música" e vai voltar a passar pelo Alentejo Litoral, com concertos e outras iniciativas nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
07h00 - segunda, 21/01/2019
APC Odemira dinamiza
projecto "Abranger +"
Ceder temporariamente materiais de apoio a pessoas com incapacidade física é o grande objectivo do projecto "Abranger +", dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) no âmbito do seu Centro de Apoio à Inclusão (CAI).
17h47 - domingo, 20/01/2019
Domingo de derrotas para
equipas de Odemira
Este foi um domingo para esquecer para as equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.
07h00 - domingo, 20/01/2019
Equipas de Odemira
em acção na 1ª divisão
A deslocação do Praia de Milfontes ao reduto do Penedo Gordo é um dos grandes destaques da 9ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, agendada para as 15h00 deste domingo, 20 de Janeiro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial