07h00 - terça, 11/09/2018

Câmara de Santiago contra
transferência de competências

Câmara de Santiago contra transferência de competências

Depois de Alcácer do Sal, foi a vez da Câmara de Santiago do Cacém aprovar por maioria, com a abstenção da oposição, não aceitar a proposta de transferência de competências do Estado para as autarquias locais em 2019.
"A Câmara [de Santiago do Cacém] deliberou não aceitar a transferência de competências para 2019" porque "se vamos assumir competências estas têm de estar associadas a um conjunto de recursos financeiros que as câmaras necessitam para garantir essas mesmas competências", justifica o presidente do Município.
Álvaro Beijinha dá como exemplo a área da Educação, "onde as câmaras passam a assumir o pessoal não docente no primeiro, segundo e terceiro ciclos, e também do secundário, quando hoje só temos responsabilidades no pré-escolar", o que faria com que Câmara de Santiago do Cacém passasse a ter mais duas centenas de funcionários não docentes nas escolas.
O autarca reconhece que o Poder Local está mais próximo das pessoas, mas afiança: "Para exercermos essa proximidade temos de ter os recursos, por isso afirmamos que este não é um processo de transferência de competências mas sim de encargos".
A decisão, aprovada na passada semana pela Câmara de Santiago do Cacém, terá agora de ser submetida à votação da Assembleia Municipal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/05/2019
Concurso para 10 médicos
no Litoral Alentejano
A Administração Central do Sistema de Saúde tem a decorrer um concurso para recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente, da área de Medicina Geral e Familiar.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Câmara de Santiago
tem novo camião
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adquiriu um novo camião de carga de 26 toneladas, com caixa basculante, num investimento avaliado em cerca de 143 mil euros.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Empresa Repsol apoia
colectividades de Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém, a empresa Repsol Polímeros e 31 colectividades desportivas, culturais, sociais e humanitárias do concelho assinaram na segunda-feira, 13, os protocolos de colaboração de 2019, que envolvem uma verba total de 60 mil euros.
07h00 - quarta, 08/05/2019
CM Santiago compra
nova pavimentadora
A Câmara de Santiago do Cacém adquiriu recentemente uma viatura para execução de pavimentos rodoviários betuminosos a quente em estradas e arruamentos do concelho, investimento avaliado em cerca de 182 mil euros.
07h00 - terça, 07/05/2019
Santiago do Cacém
já tem equipa EIP
O concelho de Santiago do Cacém vai contar com uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), fruto de um protocolo assinada em Abril entre a Câmara Municipal e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Data: 24/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial