07h00 - quarta, 12/09/2018

Início do ano escolar
preocupa em Santiago

Início do ano escolar preocupa em Santiago

A Câmara de Santiago do Cacém veio a público manifestar a sua preocupação com o facto de a colocação de funcionários no Agrupamento de Escolas local estar atrasado, numa altura em que o ano escolar está prestes a arrancar.
Em comunicado, o autarca Álvaro Beijinha diz mesmo ter recebido da Direcção Regional de Educação do Alentejo "a confirmação da resposta negativa por parte do Ministério da Educação quanto à colocação dos funcionários".
"Uma vez mais com o mesmo argumento de que pelos rácios definidos por Lei os funcionários existentes no agrupamento são suficientes, mas esquecessem-se que esta é uma realidade completamente diferente e, segundo fomos informados pela direcção do Agrupamento, esses rácios não se aplicam por existir um conjunto de escolas rurais espalhadas por uma área territorial vasta", indica o autarca.
Álvaro Beijinha explica ainda que o Agrupamento e a sua direcção "não têm um número de funcionários que permita responder às necessidades das suas escolas e, por essa razão, todos os anos têm de contratar as chamadas tarefeiras, pagas a valores baixíssimos para fazer quatro horas por dia, que asseguram o funcionamento das escolas do primeiro ciclo".
Perante a situação, a direcção da Associação de Pais já manifestou à autarquia que, "caso não estejam colocados os funcionários, não permitem que os seus filhos iniciem o ano lectivo".
Beijinha diz não perceber por que é que "todos os anos se repete esta "trapalhada", uma vez que, diz, "o Ministério da Educação está farto de saber desta necessidade, porque todos os anos acaba por dar autorização para a contratação dos funcionários".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/01/2019
Praia de Milfontes no
nacional feminino sub-19
Não tem sido um caminho fácil, mas a evolução tem sido constante: assim se pode descrever a participação da equipa de futebol feminino do Praia de Milfontes de sub-19, que nesta temporada de 2018-2019 se estreia no campeonato nacional da categoria.
07h00 - terça, 22/01/2019
"Terras Sem Sombra"
no Alentejo Litoral
A 15ª edição do festival "Terras Sem Sombra", que decorre neste ano de 2019, tem por lema "Sobre a Terra, Sobre o Mar – Viagem e Viagens na Música" e vai voltar a passar pelo Alentejo Litoral, com concertos e outras iniciativas nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
07h00 - segunda, 21/01/2019
APC Odemira dinamiza
projecto "Abranger +"
Ceder temporariamente materiais de apoio a pessoas com incapacidade física é o grande objectivo do projecto "Abranger +", dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) no âmbito do seu Centro de Apoio à Inclusão (CAI).
17h47 - domingo, 20/01/2019
Domingo de derrotas para
equipas de Odemira
Este foi um domingo para esquecer para as equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.
07h00 - domingo, 20/01/2019
Equipas de Odemira
em acção na 1ª divisão
A deslocação do Praia de Milfontes ao reduto do Penedo Gordo é um dos grandes destaques da 9ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, agendada para as 15h00 deste domingo, 20 de Janeiro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial