07h00 - quarta, 12/09/2018

Início do ano escolar
preocupa em Santiago

Início do ano escolar preocupa em Santiago

A Câmara de Santiago do Cacém veio a público manifestar a sua preocupação com o facto de a colocação de funcionários no Agrupamento de Escolas local estar atrasado, numa altura em que o ano escolar está prestes a arrancar.
Em comunicado, o autarca Álvaro Beijinha diz mesmo ter recebido da Direcção Regional de Educação do Alentejo "a confirmação da resposta negativa por parte do Ministério da Educação quanto à colocação dos funcionários".
"Uma vez mais com o mesmo argumento de que pelos rácios definidos por Lei os funcionários existentes no agrupamento são suficientes, mas esquecessem-se que esta é uma realidade completamente diferente e, segundo fomos informados pela direcção do Agrupamento, esses rácios não se aplicam por existir um conjunto de escolas rurais espalhadas por uma área territorial vasta", indica o autarca.
Álvaro Beijinha explica ainda que o Agrupamento e a sua direcção "não têm um número de funcionários que permita responder às necessidades das suas escolas e, por essa razão, todos os anos têm de contratar as chamadas tarefeiras, pagas a valores baixíssimos para fazer quatro horas por dia, que asseguram o funcionamento das escolas do primeiro ciclo".
Perante a situação, a direcção da Associação de Pais já manifestou à autarquia que, "caso não estejam colocados os funcionários, não permitem que os seus filhos iniciem o ano lectivo".
Beijinha diz não perceber por que é que "todos os anos se repete esta "trapalhada", uma vez que, diz, "o Ministério da Educação está farto de saber desta necessidade, porque todos os anos acaba por dar autorização para a contratação dos funcionários".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial