07h00 - quarta, 12/09/2018

Início do ano escolar
preocupa em Santiago

Início do ano escolar preocupa em Santiago

A Câmara de Santiago do Cacém veio a público manifestar a sua preocupação com o facto de a colocação de funcionários no Agrupamento de Escolas local estar atrasado, numa altura em que o ano escolar está prestes a arrancar.
Em comunicado, o autarca Álvaro Beijinha diz mesmo ter recebido da Direcção Regional de Educação do Alentejo "a confirmação da resposta negativa por parte do Ministério da Educação quanto à colocação dos funcionários".
"Uma vez mais com o mesmo argumento de que pelos rácios definidos por Lei os funcionários existentes no agrupamento são suficientes, mas esquecessem-se que esta é uma realidade completamente diferente e, segundo fomos informados pela direcção do Agrupamento, esses rácios não se aplicam por existir um conjunto de escolas rurais espalhadas por uma área territorial vasta", indica o autarca.
Álvaro Beijinha explica ainda que o Agrupamento e a sua direcção "não têm um número de funcionários que permita responder às necessidades das suas escolas e, por essa razão, todos os anos têm de contratar as chamadas tarefeiras, pagas a valores baixíssimos para fazer quatro horas por dia, que asseguram o funcionamento das escolas do primeiro ciclo".
Perante a situação, a direcção da Associação de Pais já manifestou à autarquia que, "caso não estejam colocados os funcionários, não permitem que os seus filhos iniciem o ano lectivo".
Beijinha diz não perceber por que é que "todos os anos se repete esta "trapalhada", uma vez que, diz, "o Ministério da Educação está farto de saber desta necessidade, porque todos os anos acaba por dar autorização para a contratação dos funcionários".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 16/10/2018
Santiago contra
dejectos animais
A Câmara de Santiago do Cacém e as oito juntas de freguesia do concelho estão a indamizar uma campanha de sensibilização destinada aos detentores de animais visando a higiene dos espaços públicos.
07h00 - domingo, 07/10/2018
"Ultimate Obstacle
Challenge" em Santiago
A associação Os Chaparros BTT Team promove neste domingo, 7, a "Ultimate Obstacle Challenge", que vai decorrer em Santiago do Cacém e desafiar os participantes a oito quilómetros com 25 obstáculos para "os mais duros".
07h00 - quinta, 04/10/2018
Faltam 21 enfermeiros
nas Urgências do HLA
A Ordem dos Enfermeiros escreveu ao ministro da Saúde a denunciar a "grave carência" de enfermeiros no Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde há 21 profissionais em falta.
07h00 - sábado, 29/09/2018
Centenário de fonte
e lavadouro em Alvalade
A Junta de Freguesia de Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, assinala neste sábado, 29 de Setembro, o centenário da fonte e lavadouro da Bica, construídos pelos Caminhos-de-Ferro de Portugal em 1918.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Debate sobre o SNS
em Santiago do Cacém
As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano promovem esta sexta-feira, 21 de Setembro, em Santiago do Cacém, um debate, por forma a assinalar os 39 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Data: 19/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial