07h01 - sexta, 21/09/2018

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
"As coisas estão a correr com normalidade e quando os desafios que se colocam em alguns lugares têm que ver com o aumento do número de alunos, como em São Teotónio ou Odemira, isso só nos deixa felizes. Porque aumentar o número de alunos significa que temos crianças e que temos vida no território", sublinha ao "SW" a vereadora responsável pela área da Educação na Câmara de Odemira, destacando ainda o facto de haver "muitos meninos a entrar para o pré-escolar em Luzianes-Gare e em São Martinho das Amoreiras".
De acordo com Telma Guerreiro, em 2018-2019 a Câmara de Odemira vai continuar com a sua "missão" de "apoiar a Educação". "O nosso investimento na Educação é enorme e todas as nossas ofertas educativas às escolas mantêm-se", garante a vereadora, afiançando que também o programa ODETE – Odemira Território Educativo vai ter "um impulso até maior", fruto do financiamento assegurado junto do Alentejo 2020.
"Vamos começar a ver as coisas a acontecer", nota Telma Guerreiro, dando como exemplo o novo projecto "Atelier da Fala", que colocará terapeutas da fala a trabalhar com a comunidade pré-escolar. "As educadoras sentem esta necessidade, pois os miúdos adquirem a linguagem de uma forma cada vez mais lenta e com mais dificuldade e isso faz-nos responder a esse apelo, no sentido de trabalharmos esta questão", explica.
Em paralelo, a autarquia odemirense vai manter as actividades ligadas às artes e ao desporto, assim como o apoio ao projecto "Era uma vez". "E este ano vamos também ter um desafio importante, que é fazer um rastreio do daltonismo nas escolas, no âmbito de um projecto a nível nacional", anuncia Telma Guerreiro.
A tudo isto a Câmara de Odemira junta a componente da Acção Social, com a oferta dos livros de actividades para o primeiro ciclo, as bolsas de estudo para os alunos do secundário e do ensino superior e a componente de apoio à família no pré-escolar, além do transporte escolar, do pagamento dos passes escolares e do apoio nas refeições escolares.
Além do mais, "os pais sabem que quando necessitam podem falar com o Município de Odemira, com os presidentes de junta ou com os directores dos agrupamentos, que os problemas vão-nos chegando e nós vamos conseguindo ajudar todas as famílias", acrescenta Telma Guerreiro.
Tudo isto, continua a vereadora, visa contribuir para o aumento da taxa de sucesso escolar no concelho e para a formação de cidadãos com competências formativas e sociais.
"Temos o orgulho de poder dizer que trabalhamos com uma proximidade muito grande com os directores e com todos os agentes educativos do nosso território, para os nossos alunos poderem de facto chegarem ao final dos seus percursos com as competências adquiridas. Não é só o sucesso que nos interessa, interessa-nos ter aqui e contribuir para termos cidadãos participativos, atentos, que se preocupam e que sabem estar na vida", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/12/2018
Quatro propostas vencem
"Orçamento Participativo"
Foram quatro as propostas vencedoras do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira em 2018, que serão implementadas a partir de 2019 e representam um investimento municipal total de 500 mil euros.
07h00 - segunda, 17/12/2018
Odemira revela vencedores do
"Orçamento Participativo 2018"
A Câmara de Odemira promove nesta segunda-feira, 17 de Dezembro, a sessão de apresentação dos resultados do "Orçamento Participativo 2018" (OP), onde serão revelados os projectos vencedores deste ano.
19h42 - domingo, 16/12/2018
Praia de Milfontes
goleia Renascente
O Praia de Milfontes despediu-se da melhor do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja em 2018, ao golear em casa o "vizinho" Renascente de São Teotónio.
07h00 - domingo, 16/12/2018
Dérbi concelhio em
Vila Nova de Milfontes
A última jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja no ano civil de 2018, agendada para este domingo, 16 de Dezembro, é marcada por um dérbi do concelho de Odemira em Vila Nova de Milfontes.
07h00 - sábado, 15/12/2018
Baldão e petiscos
na aldeia de Sabóia
O restaurante "Flor do Campo", na aldeia de Sabóia (concelho de Odemira), recebe neste sábado, 15 de Dezembro, a quarta sessão da edição de 2018-2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores 2018".

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial