07h00 - sexta, 21/09/2018

Craques da orientação
"à prova" em Odemira

Craques da orientação "à prova" em Odemira

Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
"Está tudo pronto", garante ao "SW" Telma Guerreiro, vereadora na Câmara de Odemira, entidade que promove a prova em parceria com a Federação Internacional de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação e Instituto Português do Desporto e Juventude. Para a eleita, esta será "uma oportunidade única" de promover as potencialidades do concelho para a prática desta modalidade.
"É uma oportunidade única que o concelho de Odemira tem de receber esta prova e de poder assistir e perceber o que é a orientação de BTT, que é claramente uma modalidade que gostávamos de promover no nosso concelho", acrescenta a vereadora responsável pelo pelouro do Desporto.
De acordo com esta responsável, "a orientação e os desportos de ar livre são uma modalidade estratégica para o concelho na área do desporto" e o território de Odemira "acaba por oferecer oportunidades a uma série de modalidades, aliadas claramente à oportunidade de quem vem conhecer o território e poder voltar".
Por isso mesmo, continua Telma Guerreiro, a primeira "grande mais-valia" da realização da ronda final da WMTBO em Odemira "é a promoção do desporto e da mensagem de que Odemira é claramente um município amigo do desporto e que acha que é importante a prática desportiva".
Além do mais, há a questão da promoção do território. "Todos estes mapas que estão a ser desenvolvidos para a orientação ficam feitos. É um trabalho que fizemos também com os proprietários dos terrenos, que autorizaram e sabem que estes mapas ficam disponíveis para quem quiser vir ao nosso território para praticar por si. Estamos a criar mais uma possibilidade de visitação e mais um aliar do desporto ao turismo", nota Telma Guerreiro.
A ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT no Litoral Alentejano começa oficialmente nesta sexta-feira, 21, depois de na quinta-feira a vila de Odemira ter recebido, ao final da tarde, a cerimónia de abertura da competição.
Nesta sexta-feira, 21, a zona de Vale Bejinha recebe pelas 10h00 a primeira etapa da prova, que será de distância média. No sábao, 22, será a vez de São Luís acolher a etapa de distância longa, que começa às nove da manhã. A competição termina no domingo, 23, com a etapa de sprint, que decorre em Odemira a partir das 11h00. Às 14h00 terá lugar a cerimónia de encerramento da Taça do Mundo.
O checo Krystof Bogar e a compatriota Martina Tichovska são duas das figuras da modalidade já inscritas na prova em Odemira, onde também estará presente o português Davide Machado, que em 2016 garantiu a medalha de bronze no Campeonato do Mundo na prova de distância longa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial