07h00 - sexta, 21/09/2018

Craques da orientação
"à prova" em Odemira

Craques da orientação "à prova" em Odemira

Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
"Está tudo pronto", garante ao "SW" Telma Guerreiro, vereadora na Câmara de Odemira, entidade que promove a prova em parceria com a Federação Internacional de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação e Instituto Português do Desporto e Juventude. Para a eleita, esta será "uma oportunidade única" de promover as potencialidades do concelho para a prática desta modalidade.
"É uma oportunidade única que o concelho de Odemira tem de receber esta prova e de poder assistir e perceber o que é a orientação de BTT, que é claramente uma modalidade que gostávamos de promover no nosso concelho", acrescenta a vereadora responsável pelo pelouro do Desporto.
De acordo com esta responsável, "a orientação e os desportos de ar livre são uma modalidade estratégica para o concelho na área do desporto" e o território de Odemira "acaba por oferecer oportunidades a uma série de modalidades, aliadas claramente à oportunidade de quem vem conhecer o território e poder voltar".
Por isso mesmo, continua Telma Guerreiro, a primeira "grande mais-valia" da realização da ronda final da WMTBO em Odemira "é a promoção do desporto e da mensagem de que Odemira é claramente um município amigo do desporto e que acha que é importante a prática desportiva".
Além do mais, há a questão da promoção do território. "Todos estes mapas que estão a ser desenvolvidos para a orientação ficam feitos. É um trabalho que fizemos também com os proprietários dos terrenos, que autorizaram e sabem que estes mapas ficam disponíveis para quem quiser vir ao nosso território para praticar por si. Estamos a criar mais uma possibilidade de visitação e mais um aliar do desporto ao turismo", nota Telma Guerreiro.
A ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT no Litoral Alentejano começa oficialmente nesta sexta-feira, 21, depois de na quinta-feira a vila de Odemira ter recebido, ao final da tarde, a cerimónia de abertura da competição.
Nesta sexta-feira, 21, a zona de Vale Bejinha recebe pelas 10h00 a primeira etapa da prova, que será de distância média. No sábao, 22, será a vez de São Luís acolher a etapa de distância longa, que começa às nove da manhã. A competição termina no domingo, 23, com a etapa de sprint, que decorre em Odemira a partir das 11h00. Às 14h00 terá lugar a cerimónia de encerramento da Taça do Mundo.
O checo Krystof Bogar e a compatriota Martina Tichovska são duas das figuras da modalidade já inscritas na prova em Odemira, onde também estará presente o português Davide Machado, que em 2016 garantiu a medalha de bronze no Campeonato do Mundo na prova de distância longa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h40 - sexta, 15/02/2019
Quatro bombeiros de Odemira
ficaram feridos em acidente
O capotamento da viatura em que seguiam provocou ferimentos ligeiros a quatro bombeiros de Odemira na tarde desta quinta-feira, 14 de Fevereiro.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Igualdade ensinada nas escolas de Odemira
"O que é ser homem e ser mulher? E será que os brinquedos têm género?": estas foram algumas das reflexões feitas ao longo dos últimos meses nas salas de aula do pré-escolar no concelho de Odemira, no âmbito do projecto "Biblioteca Itinerante IG0+", da TAIPA.
07h00 - sexta, 15/02/2019
TAIPA quer "lançar sementes"
Na opinião da vice-presidente da TAIPA, são projectos como o "IG0+" que promovem "um despertar de consciências".
07h00 - sexta, 15/02/2019
Milfontes campeão
do Alentejo de voleibol
em Iniciados Femininos
Lágrimas nos olhos, sorrisos estampados no rosto e muitos saltos de alegria: assim foi a festa da equipa feminina de voleibol do Praia de Milfontes, que no último sábado, 9, garantiu o título regional do Alentejo e Algarve na categoria de Iniciados.
07h00 - sexta, 15/02/2019
PSD vai a votos
e quer crescer no
concelho de Odemira
Reforçar o "peso" do PSD no concelho de Odemira é a grande meta definida por Luís Bernardo Freitas, que se recandidata à liderança da Concelhia laranja.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial