16h00 - quinta, 27/09/2018

Ruas de Sines
"cheias" de arte

Ruas de Sines "cheias" de arte

Sensibilizar os sinienses (e todos os visitantes) para "um novo olhar sobre a cidade, através de uma diversidade de propostas artísticas com carácter contemporâneo", é a grande da segunda edição da MAR-Mostra de Artes de Rua de Sines.
A iniciativa vai decorrer em vários espaços públicos da cidade a partir desta quinta-feira, 27, prolongando-se até sábado, 29.
A iniciativa é uma co-produção do Teatro do Mar com a Câmara Municipal local, com o apoio da Direcção Geral das Artes e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, e ao longo dos três dias leva até Sines 24 projectos artísticos nas áreas do teatro, circo, arte urbana, dança, performance e instalação, num total de 29 apresentações.
Pela MAR 2018 passarão cerca de uma centena de artistas, oriundos de latitudes tão distintas como Portugal, Espanha, Canadá, França, Itália ou Argentina, que irão contribuir para a "apropriação, reivindicação, requalificação do espaço público, valorização e criação de memória, sentido de comunidade e partilha, através das artes de rua", nota a organização.
Será uma "celebração do presente e da rua, e da possibilidade de sonhar, juntos, o futuro e a cidade, tendo inevitavelmente o mar como cenário, inspiração e cultura", acrescenta a mesma fonte.
O Jardim das Descobertas, a Alameda da Paz, as muralhas do castelo, as ruas do centro histórico, a ladeira da praia ou a praia Vasco da Gama serão alguns dos "palcos" da MAR 2018, que neste primeiro dia apresentará ao público o espectáculo de dança contemporânea em andas "Mulïer", da companhia espanhola Maduixa (21h30 no largo da antiga estação ferroviária).
Na sexta-feira, 28, o evento continua com o espectáculo de dança da companhia Antipodes (França), circo com Erva Daninha (Portugal), Lia Cabaço (Portugal), Duo Laos (Argentina) e Fric-a-Frac (Portugal), marionetas com Magali Chouinard (Canadá), e performances artísticas com Compañia D'Jade (Espanha) e Paulina Almeida (Portugal).
Para sábado, 29, a programação da MAR 2018 propõe actividades circenses e teatro com o Teatro do Mar (Portugal), marionetas com Magali Chouinard, um espectáculo de figuras animadas com os Fric-a-Frac, performances com Stalker Teatro (Itália) e Paulina Almeida (Portugal), circo com os Fractions of a Whole (Portugal), Sara Brigite & Tiago Silva (Portugal), La Industrial Teatrera (Espanha) e Beatriz Duarte (Portugal), teatro com Pia (Portugal), teatro físico com Rita Marques & Rui Paixão (Portugal) e EVenti Verticali (Itália), e um espectáculo de percussão, dança e fogo com os espanhóis Deabru Beltzak, que fecham a festa.
Paralelamente, e durante os três de mostra, o castelo de Sines tem patente a instalação multimédia "Canaviáveis", produzida pelo Museu de Sines, enquanto nas ruas do centro histórico e no Jardim das Descobertas pode ser vista "M.A.R.TE Urbana", de Vítor Seromenho, Eduardo Cardoso e Marco Taylor e que reúne trabalhos de fotografia e ilustração, além de um mural e uma instalação.
Toda a programação da MAR 2018, incluindo horários e locais dos espectáculos, pode ser consultada no site do Teatro do Mar, em teatrodomar.com.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 11/12/2018
FMM Sines nomeado
para os Iberian Awards
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines está nomeado para a quarta edição dos "Iberian Festival Awards 2019" nas categorias de "Melhor Grande Festival" e "Melhor Alinhamento Artístico".
07h00 - segunda, 10/12/2018
Residências artísticas
nas escolas de Sines
O Agrupamento de Escolas de Sines recebe em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o projecto "Residências Artísticas nas Escolas", promovido pelos ministérios da Cultura e da Educação.
07h00 - quinta, 06/12/2018
Escola Básica 2 de
Sines requalificada
O programa Alentejo 2020 já aprovou o co-financiamento, com fundos europeus, a primeira fase das obras de remodelação e modernização da Escola Básica nº 2 de Sines, avaliada em pouco mais de 666 mil euros.
07h00 - quarta, 05/12/2018
Programa "Tradições"
apoia projecto em Sines
A terceira edição do programa "Tradições", dinamizado pela EDP, vai apoiar um projecto que visa preservar e promover um falar de Sines, desconhecido pela maioria dos munícipes da cidade e que se encontra em risco de desaparecimento.
07h00 - terça, 04/12/2018
Porto de Sines recebeu
simulacro de segurança
O Porto de Sines recebeu no final da passada semana, dia 30 de Novembro, um simulacro de segurança para treinar a articulação e comunicação entre as diversas autoridades e agentes económicos que operam na infra-estrutura portuária.

Data: 30/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial