07h00 - quinta, 04/10/2018

Faltam 21 enfermeiros
nas Urgências do HLA

Faltam 21 enfermeiros nas Urgências do HLA

A Ordem dos Enfermeiros escreveu ao ministro da Saúde a denunciar a "grave carência" de enfermeiros no Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde há 21 profissionais em falta.
Como lhe conta o "SW" na sua edição desta quinta-feira, 4, na carta enviada a Adalberto Campos Fernandes a bastonária Ana Rita Cavaco afirma que "onde deveria existir uma equipa de 63 enfermeiros, 37 para o Serviço de Urgência e 26 para o Serviço de Observação, existe apenas uma equipa de 47 enfermeiros, sendo que nestes 47 se verifica a existência de quatro ausências prolongadas e um enfermeiro a chefiar".
"Assim, a equipa é de 42 enfermeiros e uma carência efectiva de 21 enfermeiros", explica a bastonária no ofício remetido ao ministro, sublinhando que "não é possível garantir a segurança na prestação de cuidados com este número de enfermeiros na equipa".
Feitas as contas, continua Ana Rita Cavaco, a equipa de enfermagem está a trabalhar "apenas a 67% da sua capacidade".
A Ordem dos Enfermeiros critica ainda a "ausência de estratégia e organização no que se refere à recorrente necessidade de transporte de doentes críticos ou outros", garantindo que a situação actual no Litoral Alentejano "ultrapassa todos os limites da razoabilidade e segurança das pessoas e profissionais".

Leia tudo na nova edição do "SW", já disponível


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 16/10/2018
Santiago contra
dejectos animais
A Câmara de Santiago do Cacém e as oito juntas de freguesia do concelho estão a indamizar uma campanha de sensibilização destinada aos detentores de animais visando a higiene dos espaços públicos.
07h00 - domingo, 07/10/2018
"Ultimate Obstacle
Challenge" em Santiago
A associação Os Chaparros BTT Team promove neste domingo, 7, a "Ultimate Obstacle Challenge", que vai decorrer em Santiago do Cacém e desafiar os participantes a oito quilómetros com 25 obstáculos para "os mais duros".
07h00 - sábado, 29/09/2018
Centenário de fonte
e lavadouro em Alvalade
A Junta de Freguesia de Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, assinala neste sábado, 29 de Setembro, o centenário da fonte e lavadouro da Bica, construídos pelos Caminhos-de-Ferro de Portugal em 1918.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Debate sobre o SNS
em Santiago do Cacém
As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano promovem esta sexta-feira, 21 de Setembro, em Santiago do Cacém, um debate, por forma a assinalar os 39 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
07h00 - quarta, 19/09/2018
PS defende transmissões
das assembleias em Santiago
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Santiago do Cacém apresentaram na passada semana uma proposta que visava as transmissões das reuniões públicas deste órgão pela Internet, podendo depois ser utilizadas em plataformas como o Youtube.

Data: 19/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial