07h00 - quinta, 04/10/2018

Faltam 21 enfermeiros
nas Urgências do HLA

Faltam 21 enfermeiros nas Urgências do HLA

A Ordem dos Enfermeiros escreveu ao ministro da Saúde a denunciar a "grave carência" de enfermeiros no Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde há 21 profissionais em falta.
Como lhe conta o "SW" na sua edição desta quinta-feira, 4, na carta enviada a Adalberto Campos Fernandes a bastonária Ana Rita Cavaco afirma que "onde deveria existir uma equipa de 63 enfermeiros, 37 para o Serviço de Urgência e 26 para o Serviço de Observação, existe apenas uma equipa de 47 enfermeiros, sendo que nestes 47 se verifica a existência de quatro ausências prolongadas e um enfermeiro a chefiar".
"Assim, a equipa é de 42 enfermeiros e uma carência efectiva de 21 enfermeiros", explica a bastonária no ofício remetido ao ministro, sublinhando que "não é possível garantir a segurança na prestação de cuidados com este número de enfermeiros na equipa".
Feitas as contas, continua Ana Rita Cavaco, a equipa de enfermagem está a trabalhar "apenas a 67% da sua capacidade".
A Ordem dos Enfermeiros critica ainda a "ausência de estratégia e organização no que se refere à recorrente necessidade de transporte de doentes críticos ou outros", garantindo que a situação actual no Litoral Alentejano "ultrapassa todos os limites da razoabilidade e segurança das pessoas e profissionais".

Leia tudo na nova edição do "SW", já disponível


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 08/12/2018
Campos de padel
em Santo André
A Câmara de Santiago do Cacém, a empresa Repsol Polímeros e o Clube de Ténis de Santo André (CTSA) promovem neste sábado, 8 de Dezembro, a inauguração de dois campos de padel nas instalações do CTSA.
07h00 - quinta, 29/11/2018
Utentes criticam
"situações graves"
na ULSLA
A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano denunciou nesta quarta-feira, 28, em comunicado, uma série de "situações graves" ocorridas nos serviços de saúde da região, que lhe foram comunicadas através de queixas/ denúncias.
07h00 - terça, 27/11/2018
Trabalhos de limpeza
na ribeira de Brescos
A Câmara de Santiago do Cacém, em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo André, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), está a proceder a trabalhos de limpeza na ribeira de Brescos (Santo André).
07h00 - segunda, 26/11/2018
CM Santiago premiada
pela qualidade da água
A Câmara de Santiago do Cacém foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o selo "Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano", pela ERSAR, a entidade reguladora do sector.
07h00 - sexta, 23/11/2018
Feira de Empreendedorismo
em Santiago do Cacém
Dinamizar a economia local, captar investimento e atrair jovens a Santiago do Cacém são os objectivos de mais uma edição da Feira do Empreendedorismo e Emprego "Santiago Empreende", que decorre nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24.

Data: 30/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial