07h00 - quarta, 10/10/2018

Escolas de Odemira
e Sabóia "campeãs"
da reciclagem

Escolas de Odemira e Sabóia "campeãs" da reciclagem

A Escola Básica nº 1 (EB1) de Sabóia e a Escola Básica (EB) 2,3 Damião de Odemira, de Odemira, são verdadeiras "campeãs" da reciclagem.
Os dois estabelecimentos de ensino do concelho de Odemira participaram ao longo de 2017-2018, juntamente com mais de 900 escolas de todo o país, na 10ª edição da iniciativa "Geração Depositrão" e chegaram ao final do ano lectivo no topo dos rankings de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e de pilhas e acumuladores (RP&A) para reciclagem.
A EB1 de Sabóia foi mesmo a escola que em todo o país recolheu mais resíduos ao longo do ano lectivo, num total de 25.198 quilos. Três lugares abaixo ficou a EB 2,3 Damião de Odemira, com 12.320 quilos de resíduos enviados para reciclar.
Já no ranking do peso total por aluno considerando todos os resíduos encaminhados para reciclagem a EB1 de Sabóia surge na segunda posição, com 419,97 quilos por criança.
O estabelecimento de ensino de Sabóia chegou também ao final do último ano lectivo como a escola do distrito de Beja que mais REEE e RP&A recolheu ao longo de 2017-2018.
A "Geração Depositrão" é uma iniciativa de cariz ambiental dinamizada em todo o país pela ERP Portugal, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e com o apoio das marcas LG, Pingo Doce e Worten.
Em 2017-2018 participaram no projecto mais de 900 escolas e entidades de Portugal, num total de 420 mil alunos e 45 mil professores, que recolheram mais de 460 toneladas de resíduos electrónicos e pilhas em fim de vida, mais 11% face ao ano lectivo anterior.
"O compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação. A 'Geração Depositrão' continuará a estimular e educar os cidadãos para a adopção de boas práticas", sublinha ao "SW" a responsável de comunicação da ERP Portugal, Filipa Moita.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 12/02/2019
Centro de Inseminação
Artificial Animal
em Vale de Água
A empresa AIM CIALA acaba de inaugura o novo Centro de Inseminação Artificial em Vale de Água (Santiago do Cacém), que inclui igualmente um laboratório de processamento de doses seminais de suíno.
07h00 - segunda, 11/02/2019
Postos da GNR de Alvalade
e Ermidas vão manter-se
A secretária de Estado da Administração Interna garantiu na passada semana ao presidente da Câmara de Santiago do Cacém a manutenção dos postos da GNR nas localidades de Ermidas-Sado e de Alvalade.
07h00 - sábado, 09/02/2019
Festival das Sopas
em Santiago do Cacém
O Pavilhão de Exposições de Santiago do Cacém recebe neste sábado, 9, a sétima edição do Festival das Sopas, organizado pela Paróquia local, do Agrupamento 722 do Corpo Nacional de Escutas, Câmara Municipal e União de Freguesias.
07h00 - terça, 05/02/2019
Comissão de Saúde
de Santiago quer
reunir com Governo
A Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém voltou a solicitar reuniões com a ministra da Saúde e com os grupos parlamentares da Assembleia da República, para discutir os problemas que afectam os cuidados de saúde no concelho.
07h00 - segunda, 04/02/2019
Sensibilização ambiental
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém promoveu, durante o mês de Janeiro, a campanha de educação e sensibilização ambiental "O Lixo não é culpado, clpado é quem o abandona: não seja cúmplice" junto dos alunos das escolas dos agrupamentos de Santiago do Cacém, Santo André, Arménio Lança (Alvalade) e Cercal do Alentejo.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial