07h00 - sexta, 19/10/2018

Trabalho desde 2014 na integração de migrantes

Trabalho desde 2014 na integração de migrantes

Foi em 2014 que a Câmara de Odemira começou a trabalhar a problemática da chegada de muitos migrantes ao concelho, o que acabou por resultar na implementação, um ano depois, do "Odemira Integra".
"O Município entendeu que tinha de tomar a liderança", pois percebemos "que estávamos a lidar com uma realidade nova, que tinha a ver com a afluência ao território de grandes contingentes humanos vindos da Ásia e todo o impacto social que isso estava a trazer para o nosso território", lembra Deolinda Seno Luís.
A primeira fase do programa decorreu entre 2015 e 2017 e a vereadora faz um balanço "muito positivo" do trabalho desenvolvido, considerado uma referência a nível nacional. E entre as acções concretizadas destaca o projecto "SEF em Movimento", a criação de um kit de acolhimento ao cidadão imigrante do concelho de Odemira, a tradução dos principais formulários utilizados pelos migrantes nos serviços públicos, a celebração do Dia da Interculturalidade ou a afirmação do CLAIM-Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.
"Tudo isto dá-nos alento para continuar e acreditar que vale a pena ter esta estratégia, porque sem ela Odemira seria um território de maior exclusão. Há muito trabalho por fazer – isso há, sem dúvida –, mas estamos a criar condições para que se crie aqui uma aceitação e uma integração adequada a estas pessoas", conclui Deolinda Seno Luís.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial