07h00 - segunda, 22/10/2018

Odemira vai ter Gabinete de Apoio ao Cuidador

Odemira vai ter Gabinete de Apoio ao Cuidador

Permitir o atendimento e o acompanhamento psicológico e social dos cuidadores formais e informais do concelho de Odemira é a grande meta do projecto "Cui(Dar) +", da TAIPA-Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. A iniciativa, candidatada ao programa "Portugal Inovação Social", arranca já no próximo mês de Novembro e vai permitir a criação de um Gabinete de Apoio a Cuidador Formal e Informal (GACFI).
Financiado a 70% pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e comparticipado a 30% pelo Município de Odemira, enquanto investidor social, o projecto "Cui(Dar) +" tem o seu término previsto para 31 de Dezembro de 2020 e irá dar, segundo a TAIPA, resposta a uma necessidade há muito sentida no território através da criação do GACFI. "Há cada vez mais cuidadores, que não têm ainda serviços que deem resposta ou apoio a todas as necessidades que vão tendo", explica ao "SW" Teresa Barradas, da TAIPA.
De acordo com a vice-presidente da cooperativa e coordenadora do Desenvolvimento Comunitário, "as respostas que já existem são mais direccionadas para o dependente", daí a necessidade de também fazer chegar ao terreno um apoio a quem cuida.
"Uma pessoa que tem de tem de estar 'presa' em casa para cuidar do seu dependente, que não consegue sequer fazer umas compras ou cuidar da sua própria saúde, vai criando ansiedades e fica em risco de exclusão social, pois deixa de interagir e por vezes até mesmo de trabalhar. E tendo em conta todos estes risco e a falta de respostas, o próprio cuidador não tem a sensibilidade de perceber que também precisa de cuidado", acrescenta Teresa Barradas.
Foi esta realidade, ainda mais sendo Odemira um concelho marcado pelo envelhecimento da população, que levou a TAIPA a avançar com o projecto do GACFI. A nova resposta será centrada em três níveis de bem-estar (psicológico, social e físico), no sentido de facilitar e orientar os cuidadores no acesso aos seus direitos e outras questões burocráticas no acesso a serviços e estruturas que promovam melhorias na sua qualidade de vida e na prestação dos cuidados.
No caso concreto do acompanhamento psicológico, explica Teresa Barradas, o GACFI prestará apoio aos cuidadores através da gestão de grupos de ajuda mútua. A ideia é que este seja "um espaço de partilha de experiências", visando "diminuir o stress associado aos seus problemas e, com a orientação do psicólogo, contribuir para aumentar as competências para lidar com o mesmo", diz.
Outra das valências do GACFI será permitir o descanso do cuidador para que este possa resolver questões do foro pessoal ou profissional, sendo que o dependente ficará entregue a profissionais da área dos cuidados de saúde.
No âmbito do GACFI serão ainda promovidos workshops e acções de sensibilização para os cuidadores e para a população, além de estar prevista a criação do cartão "Cuidar +", que dará acesso a descontos directos na aquisição serviços ou produtos na área dos cuidados de saúde e bem-estar físico e mental, através de parcerias com o comércio local. Será igualmente criado um portal na Internet que, além de conter toda a informação do projecto, possibilitará o acesso aos serviços e apoios que o mesmo disponibiliza.
Para concretizar tudo isto a TAIPA conta com a parceria das entidades sociais e de saúde que já estão no terreno. "A mais-valia do GACFI é complementar uma rede que já existia, criando respostas complementares ao que já existia além de respostas novas", conclui Teresa Barradas.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial