07h00 - sexta, 02/11/2018

"Vítimas começam a ter voz"

"Vítimas começam a ter voz"

O GAVA nasceu em 2012 e a sua coordenadora reconhece que o número de pedidos de apoio tem vindo a aumentar de ano para ano, "maioritariamente" através das entidades que constituem a rede de parceria, casos da GNR e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
"Devemos olhar para estes indicadores de forma positiva, na medida em que as vítimas começam a ter voz, a deixar de viver no silêncio, a perder a vergonha e a sentirem-se menos sozinhas, sabendo que existe um serviço especializado e de proximidade que as pode apoiar. Para nós, este é o resultado de uma desocultação cada vez maior deste fenómeno, as pessoas estão mais informadas e denunciam mais", argumenta Sara Horta.
Para a psicóloga, os seis anos de trabalho do GAVA permitiram igualmente colocar "as questões da Igualdade de Género a debate no território de Odemira". "Continuamos a trazer para a agenda local a temática da igualdade de género e da violência doméstica e de género e isso é uma conquista e uma aposta diária", sublinha Sara Horta.
A coordenadora do GAVA acrescenta que o facto deste ter conseguido "constituir uma rede de parceria com os agentes locais e de existir um compromisso formal assumido com o Estado e com os municípios de Odemira e Aljezur" também trouxe a este serviço "uma maior visibilidade" e "um maior sentimento de confiança" no serviço prestado à comunidade.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 13/11/2018
Estrada municipal
encerrada em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém cortou a circulação automóvel na Estrada Municipal (EM) 548, que faz a ligação entre a cidade e as Ademas, por razões de segurança, dada a deslocação de um muro de ala do pontão do IC33 próximo do Parral.
07h00 - segunda, 12/11/2018
CM Santiago promove
alimentação saudável
Sensibilizar os mais novos sobre a importância de se ter uma alimentação saudável é o objectivo da campanha da Câmara de Santiago do Cacém, que está a distribuir lancheiras "saudáveis" nas escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância do concelho.
07h00 - quinta, 08/11/2018
CM Santiago
limpa contentores
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, no final de Outubro, uma acção de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados que integram os circuitos de recolha do concelho, num total de 1859 contentores de superfície.
07h00 - quarta, 07/11/2018
Saúde no Alentejo Litoral
em situação "bastante crítica"
A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano considera que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano "é bastante crítica" e lamenta que muitas dos investimentos previstos nesta área para o sector não avancem na presente legislatura.
07h00 - sexta, 26/10/2018
Festival gastronómico
na Costa de Santo André
Pratos à base de enguia ou tainha vão estar em destaque na quarta edição do Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, que arranca nesta sexta-feira, 26 de Outubro, na Costa de Santo André (Santiago do Cacém).

Data: 02/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial