07h00 - sexta, 02/11/2018

"Vítimas começam a ter voz"

"Vítimas começam a ter voz"

O GAVA nasceu em 2012 e a sua coordenadora reconhece que o número de pedidos de apoio tem vindo a aumentar de ano para ano, "maioritariamente" através das entidades que constituem a rede de parceria, casos da GNR e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
"Devemos olhar para estes indicadores de forma positiva, na medida em que as vítimas começam a ter voz, a deixar de viver no silêncio, a perder a vergonha e a sentirem-se menos sozinhas, sabendo que existe um serviço especializado e de proximidade que as pode apoiar. Para nós, este é o resultado de uma desocultação cada vez maior deste fenómeno, as pessoas estão mais informadas e denunciam mais", argumenta Sara Horta.
Para a psicóloga, os seis anos de trabalho do GAVA permitiram igualmente colocar "as questões da Igualdade de Género a debate no território de Odemira". "Continuamos a trazer para a agenda local a temática da igualdade de género e da violência doméstica e de género e isso é uma conquista e uma aposta diária", sublinha Sara Horta.
A coordenadora do GAVA acrescenta que o facto deste ter conseguido "constituir uma rede de parceria com os agentes locais e de existir um compromisso formal assumido com o Estado e com os municípios de Odemira e Aljezur" também trouxe a este serviço "uma maior visibilidade" e "um maior sentimento de confiança" no serviço prestado à comunidade.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/04/2019
CIMAL aprova moção
do BE sobre os CTT
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) aprovou na passada semana, em reunião realizada em Santiago do Cacém, uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda sobre os CTT.
07h00 - terça, 09/04/2019
Candidato da CDU
nas Europeias 2019
no Alentejo Litoral
O cabeça-de-lista da CDU às eleições Europeias de 2019, João Ferreira, vai estar nesta terça-feira, 9 de Abril, no Alentejo Litoral, participando em diversas acções de contacto com os eleitores da região.
07h00 - terça, 02/04/2019
Rádio M24 (Santiago)
vai ter novas instalações
A rádio M24, de Santiago do Cacém, vai ter novas instalações no edifício do Cerro da Inês, depois da cooperativa de serviços Antena Miróbriga, proprietária da estação, ter celebrado um protocolo de cedência do edifício com a autarquia local.
07h00 - sábado, 30/03/2019
Quinzena da Juventude
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém, em parceria com as associações jovens do concelho, promove a partir deste sábado, 30 de Março, a Quinzena da Juventude, com diversas propostas culturais para os mais novos.
07h00 - sexta, 29/03/2019
Câmara de Santiago
apresenta obras em Alvalade
A Câmara de Santiago do Cacém promove nesta sexta-feira, 29, a apresentação pública do projecto de requalificação previsto para a Praça D.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial