07h00 - sexta, 02/11/2018

"Vítimas começam a ter voz"

"Vítimas começam a ter voz"

O GAVA nasceu em 2012 e a sua coordenadora reconhece que o número de pedidos de apoio tem vindo a aumentar de ano para ano, "maioritariamente" através das entidades que constituem a rede de parceria, casos da GNR e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
"Devemos olhar para estes indicadores de forma positiva, na medida em que as vítimas começam a ter voz, a deixar de viver no silêncio, a perder a vergonha e a sentirem-se menos sozinhas, sabendo que existe um serviço especializado e de proximidade que as pode apoiar. Para nós, este é o resultado de uma desocultação cada vez maior deste fenómeno, as pessoas estão mais informadas e denunciam mais", argumenta Sara Horta.
Para a psicóloga, os seis anos de trabalho do GAVA permitiram igualmente colocar "as questões da Igualdade de Género a debate no território de Odemira". "Continuamos a trazer para a agenda local a temática da igualdade de género e da violência doméstica e de género e isso é uma conquista e uma aposta diária", sublinha Sara Horta.
A coordenadora do GAVA acrescenta que o facto deste ter conseguido "constituir uma rede de parceria com os agentes locais e de existir um compromisso formal assumido com o Estado e com os municípios de Odemira e Aljezur" também trouxe a este serviço "uma maior visibilidade" e "um maior sentimento de confiança" no serviço prestado à comunidade.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 09/11/2018
Maria João Fura
canta em Alcácer
A cantora e compositora Maria João Fura vai apresentar nesta sexta-feira, 9 de Novembro, à noite, em Alcácer do Sal, o seu disco de estreia, intitulado "Fura".
07h00 - quarta, 31/10/2018
Alcácer do Sal aprova
orçamento para 2019
A Câmara de Alcácer do Sal vai contar em 2019 com um orçamento de 28,5 milhões de euros, mais 2,9 milhões que no presente ano, num documento marcado por uma "forte componente de investimento em obra pública".
07h00 - terça, 30/10/2018
CM Alcácer apoia
obras em Santa Catarina
A Câmara de Alcácer do Sal concedeu um apoio de 35 mil euros à União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana (UFAS) para a conclusão das obras do Centro Comunitário de Santa Catarina.
07h00 - sexta, 26/10/2018
Alcácer do Sal atribui
20 bolsas de estudo
A Câmara de Alcácer do Sal vai atribuir um total de 20 bolsas de estudo entre os alunos do concelho que no presente ano lectivo frequentem o ensino superior, num investimento de cerca de 50 mil euros.
07h00 - quarta, 24/10/2018
Bombeiros do Torrão
recebem apoio da
Câmara Municipal
O presidente da Câmara de Alcácer do Sal entregou, de forma simbólica, nesta segunda-feira, 22 de Outubro, o cheque referente ao apoio dado pela autarquia para as obras do quartel dos Bombeiros Mistos do Torrão, no valor de 21678 euros.

Data: 02/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial