07h00 - sábado, 03/11/2018

Baldão e petiscos nas
tabernas de Odemira

Baldão e petiscos nas tabernas de Odemira

Cozido de couve no prato, um bom copo de tinto a acompanhar e, no final, um café com a indispensável aguardente de medronho. Tudo ao ritmo do cante de improviso, da poesia popular e da música tradicional alentejana! Serão assim as tardes e noites de mais uma edição do roteiro "Sonoridades & Sabores", que arranca já neste sábado, 3 de Novembro, e vai passar por seis localidades do interior do concelho de Odemira.
A iniciativa visa promover a cultura e os produtos locais, sendo promovida pela Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare em parceria com a Câmara Municipal de Odemira no âmbito do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), contando ainda com os apoios das juntas de freguesia de São Teotónio, Santa Clara-a-Velha, São Martinho das Amoreiras, Sabóia, Colos e Relíquias.
"Estes seis encontros visam chamar a atenção da população local para este património, que é tão nosso e tão particular, e que é importante que não se perca. E depois há a questão gastronómica. Porque estes cantares e esta musicalidade também era 'alimentada' por petiscos e pela conversa entre as pessoas. Portanto, também serve para manter viva as iguarias que são habituais no concelho", afiança ao "SW" Deolinda Seno Luís, vereadora da Cultura na Câmara de Odemira.
Para esta responsável, a realização, ao longo dos anos, deste roteiro tem "claramente tem concorrido" para estancar a perda da tradição do cante de improviso e da viola campaniça no concelho, sobretudo nas zonas do interior. "Serve claramente para manter esta tradição junto daqueles que são mais novos e que, por força da evolução dos tempos, já não tiveram oportunidade de assistir em contexto natural, há uns anos atrás, a este tipo de vivências", nota a autarca odemirense.
A edição de 2018-2019 do "Sonoridades & Sabores" prolonga-se até final de Janeiro, com seis "sessões" de baldão e petiscos, sempre a partir das três da tarde.
A primeira será neste sábado, 3, no "Café Caçador", em Casa Nova da Cruz (freguesia de São Teotónio), onde além do baldão irão actuar acordeonistas, poetas populares e o grupo musical "Cantigas D'Outrora".
Segue-se, a 17 de Novembro, o "Café Ângelo", em Cortes Pereiras (Santa Clara-a-Velha), e em Dezembro a "Taberna do Lagar", em São Martinho das Amoreiras (1 de Dezembro), e o restaurante "Flor do Campo", em Sabóia (15 de Dezembro).
Depois, já em 2019, haverá sessões no restaurante "Eira da Lagoa", em Colos (12 de Janeiro), e no "Café Porfírio", em Vale Ferro, na freguesia de Relíquias (26 de Janeiro).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 14/11/2018
Novo projecto de sinalização
e trânsito em Odemira
A terceira fase do projecto de sinalização e trânsito da vila de Odemira está, até ao final deste mês de Novembro, em discussão pública para recolha de contributos por parte dos municípes.
07h00 - terça, 13/11/2018
Diagnóstico de valorização
do rio Mira em apreciação
Materializar a política de valorização das margens do rio Mira na área do concelho de Odemira, desde a barragem de Santa Clara até Vila Nova de Milfontes é o objectivo do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, promovido pela Câmara de Odemira.
07h00 - segunda, 12/11/2018
Odemira aplaude fim do projecto
do petróleo no Alentejo Litoral
A Câmara de Odemira aprovou a 31 de Outubro, por unanimidade, manifestar a congratulação pelo facto de o consórcio ENI/ GALP ter abandonado o projecto de prospecção e exploração de petróleo ao largo do Alentejo Litoral.
07h00 - domingo, 11/11/2018
Odemirense em casa,
Milfontes em Aljustrel
A deslocação do Praia de Milfontes ao terreno do Mineiro Aljustrelense é o grande destaque da sexta jornada (a primeira da segunda volta) da Série B da Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja.
07h00 - sábado, 10/11/2018
Encontro de violas de
arame em S. M. Amoreiras
Valorizar e preservar as viola de arame portuguesa, entre as quais a campaniça, típica do interior do concelho de Odemira, é o grande objectivo do VIII Encontro de Violas de Arame, que vai decorrer em São Martinho das Amoreiras neste fim-de-semana, dias 10 e 11 de Novembro.

Data: 02/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial