07h00 - quarta, 07/11/2018

Saúde no Alentejo Litoral
em situação "bastante crítica"

Saúde no Alentejo Litoral em situação "bastante crítica"

A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano considera que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano "é bastante crítica" e lamenta que muitas dos investimentos previstos nesta área para o sector não avancem na presente legislatura.
Os elementos da Coordenadora reuniram esta segunda-feira, 5, com a administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e no final concluíram, em comunicado, que "a situação dos serviços de Saúde no Litoral Alentejano é bastante crítica, pois necessita para o seu regular funcionamento cerca de 260 profissionais".
A Coordenadora refere ainda que as obras a realizar nas extensões de Saúde de Palma (Alcácer do Sal), Melides (Grândola), Sabóia e Vila Nova de Milfontes (Odemira), e Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém) "não serão realizadas nesta legislatura" e que a extensão de Saúde de Casebres (Alcácer do Sal) "não teve cuidados médicos durante mais de mês e meio", sendo que "o seu futuro funcionamento será de forma irregular".
Já as extensões de Saúde em Relíquias e São Martinho das Amoreiras (Odemira), e Montevil (Alcácer do Sal) "irão continuar a funcionar de forma irregular", acrescenta a Coordenadora, que alerta ainda para o facto de existirem na região 55 mil utentes "sem médico de família".
A Coordenadora denuncia ainda no comunicado que os tempos de espera nas consultas e cirurgias "são enormes" nas especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Reumatologia e Urologia.
"Os piores casos de espera são nas especialidades de Oftalmologia, de cerca de 330 dias, e de Otorrinolaringologia, com mais de 600 dias", acrescenta a Coordenadora.
Como aspectos positivos, a Coordenadora destaca a contratação de um médico pediatra e o início das obras do Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/04/2019
CIMAL aprova moção
do BE sobre os CTT
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) aprovou na passada semana, em reunião realizada em Santiago do Cacém, uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda sobre os CTT.
07h00 - terça, 09/04/2019
Candidato da CDU
nas Europeias 2019
no Alentejo Litoral
O cabeça-de-lista da CDU às eleições Europeias de 2019, João Ferreira, vai estar nesta terça-feira, 9 de Abril, no Alentejo Litoral, participando em diversas acções de contacto com os eleitores da região.
07h00 - terça, 02/04/2019
Rádio M24 (Santiago)
vai ter novas instalações
A rádio M24, de Santiago do Cacém, vai ter novas instalações no edifício do Cerro da Inês, depois da cooperativa de serviços Antena Miróbriga, proprietária da estação, ter celebrado um protocolo de cedência do edifício com a autarquia local.
07h00 - sábado, 30/03/2019
Quinzena da Juventude
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém, em parceria com as associações jovens do concelho, promove a partir deste sábado, 30 de Março, a Quinzena da Juventude, com diversas propostas culturais para os mais novos.
07h00 - sexta, 29/03/2019
Câmara de Santiago
apresenta obras em Alvalade
A Câmara de Santiago do Cacém promove nesta sexta-feira, 29, a apresentação pública do projecto de requalificação previsto para a Praça D.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial