07h00 - terça, 13/11/2018

Diagnóstico de valorização
do rio Mira em apreciação

Diagnóstico de valorização do rio Mira em apreciação

Materializar a política de valorização das margens do rio Mira na área do concelho de Odemira, desde a barragem de Santa Clara até Vila Nova de Milfontes é o objectivo do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, promovido pela Câmara de Odemira. Para já, está em fase de apreciação o diagnóstico do potencial de desenvolvimento do rio Mira, que segundo a autarquia teve como princípios metodológicos "a realização das acções de levantamento, análise e avaliação de informação institucional e actualizada sobre o rio e o território envolvente".
O levantamento das actividades praticadas e a identificação dos agentes envolvidos, o reconhecimento do território, através de trabalho de campo para identificação da situação existente, por observação e registo das características do rio Mira e respectiva envolvente territorial, e a auscultação de um conjunto significativo de entidades e instituições locais, de cariz público e privado, foram outras acções desenvolvidas na elaboração do diagnóstico, tendo sido consultadas 40 entidades-chave com actuação direta ou indirecta no rio Mira.
"Os elementos de reflexão apresentados no contexto dos encontros com as entidades serão base essencial de suporte à formulação da proposta a considerar no Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira", sublinha fonte municipal, lembrando que o plano visa constituir "os alicerces para que este território seja, cada vez mais, uma região preparada para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, consolidando um caminho suportado nos princípios da equidade e da coesão territorial".
Este trabalho foi iniciado em Maio de 2018 e deverá estar concluído em Maio de 2019. A equipa técnica que tem a cargo a elaboração do plano resulta de uma parceria entre as empresas Ecosativa (de Vila Nova de Milfontes) e We Consultants (Lisboa).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 15/12/2018
Baldão e petiscos
na aldeia de Sabóia
O restaurante "Flor do Campo", na aldeia de Sabóia (concelho de Odemira), recebe neste sábado, 15 de Dezembro, a quarta sessão da edição de 2018-2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores 2018".
07h00 - sábado, 15/12/2018
Banda de Odemira
comemora 29 anos
A Banda Filarmónica de Odemira assinala neste sábado, 15 de Dezembro, o seu 29º aniversário com várias actividades, entre as quais um grande concerto no cine-teatro Camacho Costa.
07h00 - sábado, 15/12/2018
Feiras e festas de Natal
no concelho de Odemira
A quadra natalícia já se sente um pouco por todo o concelho de Odemira, que nos próximos dias vai receber uma série de iniciativas, de feiras e mercados a concertos e exposições, para celebrar a época do ano mais aguardada por miúdos (e muitos graúdos).
07h00 - sexta, 14/12/2018
"Odemira tem hoje tecido económico mais rico"
Em pouco mais de três anos o Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego já apoiou 93 novos projectos empresariais no concelho de Odemira, com um total de quase 775 mil euros.
09h00 - quinta, 13/12/2018
Assembleia Municipal de
Odemira debate agricultura
A Assembleia Municipal de Odemira promove nesta quinta-feira, 13 de Dezembro, uma reunião extraordinária, que servirá para debater o tema "Actividade Agrícola na área de Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial