07h00 - terça, 13/11/2018

Diagnóstico de valorização
do rio Mira em apreciação

Diagnóstico de valorização do rio Mira em apreciação

Materializar a política de valorização das margens do rio Mira na área do concelho de Odemira, desde a barragem de Santa Clara até Vila Nova de Milfontes é o objectivo do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, promovido pela Câmara de Odemira. Para já, está em fase de apreciação o diagnóstico do potencial de desenvolvimento do rio Mira, que segundo a autarquia teve como princípios metodológicos "a realização das acções de levantamento, análise e avaliação de informação institucional e actualizada sobre o rio e o território envolvente".
O levantamento das actividades praticadas e a identificação dos agentes envolvidos, o reconhecimento do território, através de trabalho de campo para identificação da situação existente, por observação e registo das características do rio Mira e respectiva envolvente territorial, e a auscultação de um conjunto significativo de entidades e instituições locais, de cariz público e privado, foram outras acções desenvolvidas na elaboração do diagnóstico, tendo sido consultadas 40 entidades-chave com actuação direta ou indirecta no rio Mira.
"Os elementos de reflexão apresentados no contexto dos encontros com as entidades serão base essencial de suporte à formulação da proposta a considerar no Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira", sublinha fonte municipal, lembrando que o plano visa constituir "os alicerces para que este território seja, cada vez mais, uma região preparada para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, consolidando um caminho suportado nos princípios da equidade e da coesão territorial".
Este trabalho foi iniciado em Maio de 2018 e deverá estar concluído em Maio de 2019. A equipa técnica que tem a cargo a elaboração do plano resulta de uma parceria entre as empresas Ecosativa (de Vila Nova de Milfontes) e We Consultants (Lisboa).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/05/2019
Atleta de Odemira
campeã de montanha
A atleta Ana Lourenço, do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO), sagrou-se campeã distrital de Montanha durante o campeonato realizado no passado domingo, 19 de Maio, em Serpa.
07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial