07h00 - terça, 13/11/2018

Diagnóstico de valorização
do rio Mira em apreciação

Diagnóstico de valorização do rio Mira em apreciação

Materializar a política de valorização das margens do rio Mira na área do concelho de Odemira, desde a barragem de Santa Clara até Vila Nova de Milfontes é o objectivo do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, promovido pela Câmara de Odemira. Para já, está em fase de apreciação o diagnóstico do potencial de desenvolvimento do rio Mira, que segundo a autarquia teve como princípios metodológicos "a realização das acções de levantamento, análise e avaliação de informação institucional e actualizada sobre o rio e o território envolvente".
O levantamento das actividades praticadas e a identificação dos agentes envolvidos, o reconhecimento do território, através de trabalho de campo para identificação da situação existente, por observação e registo das características do rio Mira e respectiva envolvente territorial, e a auscultação de um conjunto significativo de entidades e instituições locais, de cariz público e privado, foram outras acções desenvolvidas na elaboração do diagnóstico, tendo sido consultadas 40 entidades-chave com actuação direta ou indirecta no rio Mira.
"Os elementos de reflexão apresentados no contexto dos encontros com as entidades serão base essencial de suporte à formulação da proposta a considerar no Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira", sublinha fonte municipal, lembrando que o plano visa constituir "os alicerces para que este território seja, cada vez mais, uma região preparada para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, consolidando um caminho suportado nos princípios da equidade e da coesão territorial".
Este trabalho foi iniciado em Maio de 2018 e deverá estar concluído em Maio de 2019. A equipa técnica que tem a cargo a elaboração do plano resulta de uma parceria entre as empresas Ecosativa (de Vila Nova de Milfontes) e We Consultants (Lisboa).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial