07h00 - segunda, 03/12/2018

Bombeiros de Milfontes
criam nova equipa EIP

Bombeiros de Milfontes criam nova equipa EIP

Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes (BVM) vão passar a contar com uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), com cinco elementos e que dará resposta numa primeira instância a todo o tipo de ocorrências. A criação da nova equipa deve ser concretizada em 2019, depois da proposta apresentada pela corporação ter sido recentemente aprovada pela Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) e pela Câmara de Odemira.
"É uma mais-valia, porque são mais cinco elementos que nos poderão ajudar no dia-a-dia, até porque temos sempre dificuldades com o pessoal, que é pouco", assume ao "SW" o presidente da Vida por Vida-Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes.
De acordo com António Pereira, a associação terá primeiro de assinar o protocolo de colaboração com a ANPC e o Município de Odemira, que suportarão na totalidade (50% cada) as despesas com vencimentos e subsídios dos elementos da EIP. Só depois os BVM poderão lançar o concurso para a contratação dos cinco novos elementos.
"Esperemos que corra tudo bem", afirma António Pereira, ciente que a nova EIP irá beneficiar toda a região. "Também poderemos ajudar os nossos vizinhos de Odemira ou do Cercal do Alentejo", sublinha.
Quem fica igualmente satisfeita com a criação da EIP é a comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes. "A mais-valia [desta equipa] é assegurar tudo o que é emergência numa primeira linha. E depois são mais cinco pessoas quartel! É um benefício para todo o concelho de Odemira e não apenas para a freguesia de Vila Nova de Milfontes. Daí esta luta para termos uma EIP no nosso quartel", observa Maria João Guerreiro.
A comandante da corporação de Vila Nova de Milfontes explica ainda que uma EIP conta com cinco elementos (um chefe de equipa, um motorista com carta de pesados e mais três operacionais), que actuam "em primeira linha em tudo o que é considerado emergência".
"Imagine-se um incêndio ou um acidente: esta equipa está pronta a sair e vai de imediato para o local, onde faz uma primeira intervenção. Assim que chegam outras equipas, regressa ao quartel", esclarece Maria João Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 15/12/2018
Baldão e petiscos
na aldeia de Sabóia
O restaurante "Flor do Campo", na aldeia de Sabóia (concelho de Odemira), recebe neste sábado, 15 de Dezembro, a quarta sessão da edição de 2018-2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores 2018".
07h00 - sábado, 15/12/2018
Banda de Odemira
comemora 29 anos
A Banda Filarmónica de Odemira assinala neste sábado, 15 de Dezembro, o seu 29º aniversário com várias actividades, entre as quais um grande concerto no cine-teatro Camacho Costa.
07h00 - sábado, 15/12/2018
Feiras e festas de Natal
no concelho de Odemira
A quadra natalícia já se sente um pouco por todo o concelho de Odemira, que nos próximos dias vai receber uma série de iniciativas, de feiras e mercados a concertos e exposições, para celebrar a época do ano mais aguardada por miúdos (e muitos graúdos).
07h00 - sexta, 14/12/2018
"Odemira tem hoje tecido económico mais rico"
Em pouco mais de três anos o Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego já apoiou 93 novos projectos empresariais no concelho de Odemira, com um total de quase 775 mil euros.
09h00 - quinta, 13/12/2018
Assembleia Municipal de
Odemira debate agricultura
A Assembleia Municipal de Odemira promove nesta quinta-feira, 13 de Dezembro, uma reunião extraordinária, que servirá para debater o tema "Actividade Agrícola na área de Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial