07h00 - domingo, 02/12/2018

Ambiente em Odemira
preocupa deputada do PSD

Ambiente em Odemira preocupa deputada do PSD

A deputada do PSD eleita pelo distrito de Beja denunciou na Assembleia da República aquilo que apelida de "ameaças à preservação ambiental no concelho de Odemira".
Durante a audição ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, Nilza de Sena apontou um caso na Carraca, perto de Almograve, onde alega terem desaparecido "as espécies naturais" e se deixou poder pescar, existindo apenas "águas castanhas, podres, com espuma e mau cheiro".
"Há também uma vacaria cuja actividade polui o rio Mira há anos, o sistema de ETAR (estação de tratamento de águas residuais) é deficiente e muita água contaminada é deitada ao rio. Na saída de São Luís também há águas negras, espumosas e com cheiro nauseabundo... E a sete quilómetros da ETAR as análises mostram a água contaminada", acrescentou.
Nesse sentido, Nilza de Sena quis saber por parte do ministro "com que regularidade é feita a monitorização da qualidade da água e dos solos nesses locais" e "se está a ser cumprido o Plano do Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".
A deputada do PSD indagou ainda sobre "que respostas dão o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente" e "quais são as medidas deste Governo para com as populações que vivem perto destes focos de poluição, que já deixam de ser apenas problemas ambientais e passam a ser problemas de saúde pública".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Vitacress vai usar
algas como fertilizante
A empresa Vitacress, com sede na freguesia de Boavista dos Pinheiros (Odemira), está a trabalhar num projecto de investigação que prevê a utilização de microalgas como fertilizante orgânico na agricultura.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial