07h00 - domingo, 02/12/2018

Ambiente em Odemira
preocupa deputada do PSD

Ambiente em Odemira preocupa deputada do PSD

A deputada do PSD eleita pelo distrito de Beja denunciou na Assembleia da República aquilo que apelida de "ameaças à preservação ambiental no concelho de Odemira".
Durante a audição ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, Nilza de Sena apontou um caso na Carraca, perto de Almograve, onde alega terem desaparecido "as espécies naturais" e se deixou poder pescar, existindo apenas "águas castanhas, podres, com espuma e mau cheiro".
"Há também uma vacaria cuja actividade polui o rio Mira há anos, o sistema de ETAR (estação de tratamento de águas residuais) é deficiente e muita água contaminada é deitada ao rio. Na saída de São Luís também há águas negras, espumosas e com cheiro nauseabundo... E a sete quilómetros da ETAR as análises mostram a água contaminada", acrescentou.
Nesse sentido, Nilza de Sena quis saber por parte do ministro "com que regularidade é feita a monitorização da qualidade da água e dos solos nesses locais" e "se está a ser cumprido o Plano do Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".
A deputada do PSD indagou ainda sobre "que respostas dão o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente" e "quais são as medidas deste Governo para com as populações que vivem perto destes focos de poluição, que já deixam de ser apenas problemas ambientais e passam a ser problemas de saúde pública".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 20/03/2019
Encontro de Saúde
Escolar em Milfontes
O Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, recebe nesta quarta-feira, 20 de Março, a quinta edição do Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Alentejo Litoral, que vai juntar os profissionais das comunidades educativas da região em torno desta temática.
07h00 - quarta, 20/03/2019
TAIPA contintua projecto
"ST" em São Teotónio
Promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, sobretudo na área da Educação, vai manter-se no topo das prioridades do projecto "ST".
07h00 - terça, 19/03/2019
TAIPA apresenta projecto
"Cui(dar) +" em Odemira
A cooperativa TAIPA promove nesta terça-feira, 19 de Março, em Odemira, a apresentação pública do seu novo projecto "Cui(dar) +", que visa permitir o atendimento e o acompanhamento psicológico e social dos cuidadores formais e informais do concelho.
07h00 - segunda, 18/03/2019
CDS questiona se comboio
vai voltar a Luzianes-Gare
O deputado do CDS-PP Hélder Amaral questionou o Governo sobre se existe a possibilidade de alguns dos serviços ferroviários poderem ter paragem na estação de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
19h22 - domingo, 17/03/2019
Milfontes e Odemirense
seguem em frente na Taça
As equipas do Praia de Milfontes e do Odemirense apuraram-se neste domingo, 17 de Março, para os quartos-de-final da Taça do Distrito de Beja de 2018-2019, depois de vencerem os seus jogos na segunda eliminatória da prova.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial