07h00 - domingo, 02/12/2018

Ambiente em Odemira
preocupa deputada do PSD

Ambiente em Odemira preocupa deputada do PSD

A deputada do PSD eleita pelo distrito de Beja denunciou na Assembleia da República aquilo que apelida de "ameaças à preservação ambiental no concelho de Odemira".
Durante a audição ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, Nilza de Sena apontou um caso na Carraca, perto de Almograve, onde alega terem desaparecido "as espécies naturais" e se deixou poder pescar, existindo apenas "águas castanhas, podres, com espuma e mau cheiro".
"Há também uma vacaria cuja actividade polui o rio Mira há anos, o sistema de ETAR (estação de tratamento de águas residuais) é deficiente e muita água contaminada é deitada ao rio. Na saída de São Luís também há águas negras, espumosas e com cheiro nauseabundo... E a sete quilómetros da ETAR as análises mostram a água contaminada", acrescentou.
Nesse sentido, Nilza de Sena quis saber por parte do ministro "com que regularidade é feita a monitorização da qualidade da água e dos solos nesses locais" e "se está a ser cumprido o Plano do Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".
A deputada do PSD indagou ainda sobre "que respostas dão o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente" e "quais são as medidas deste Governo para com as populações que vivem perto destes focos de poluição, que já deixam de ser apenas problemas ambientais e passam a ser problemas de saúde pública".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
07h00 - sexta, 18/01/2019
CM Odemira vai aceitar novas competências
Praias, jogos de fortuna ou azar, justiça, associações de bombeiros, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, vias de comunicação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público: estas matérias vão passar para a responsabilidade da Câmara de Odemira, que vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo para estas nove áreas.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local em debate em Odemira
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira
A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Música e teatro pelo
projecto "GiraMundo"
O projecto "Giramundo", dinamizado pela TAIPA, apresenta nas próximas duas sextas-feiras dois espectáculos, um de música e outro de teatro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial