07h00 - domingo, 02/12/2018

Ambiente em Odemira
preocupa deputada do PSD

Ambiente em Odemira preocupa deputada do PSD

A deputada do PSD eleita pelo distrito de Beja denunciou na Assembleia da República aquilo que apelida de "ameaças à preservação ambiental no concelho de Odemira".
Durante a audição ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, Nilza de Sena apontou um caso na Carraca, perto de Almograve, onde alega terem desaparecido "as espécies naturais" e se deixou poder pescar, existindo apenas "águas castanhas, podres, com espuma e mau cheiro".
"Há também uma vacaria cuja actividade polui o rio Mira há anos, o sistema de ETAR (estação de tratamento de águas residuais) é deficiente e muita água contaminada é deitada ao rio. Na saída de São Luís também há águas negras, espumosas e com cheiro nauseabundo... E a sete quilómetros da ETAR as análises mostram a água contaminada", acrescentou.
Nesse sentido, Nilza de Sena quis saber por parte do ministro "com que regularidade é feita a monitorização da qualidade da água e dos solos nesses locais" e "se está a ser cumprido o Plano do Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".
A deputada do PSD indagou ainda sobre "que respostas dão o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente" e "quais são as medidas deste Governo para com as populações que vivem perto destes focos de poluição, que já deixam de ser apenas problemas ambientais e passam a ser problemas de saúde pública".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 15/12/2018
Baldão e petiscos
na aldeia de Sabóia
O restaurante "Flor do Campo", na aldeia de Sabóia (concelho de Odemira), recebe neste sábado, 15 de Dezembro, a quarta sessão da edição de 2018-2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores 2018".
07h00 - sábado, 15/12/2018
Banda de Odemira
comemora 29 anos
A Banda Filarmónica de Odemira assinala neste sábado, 15 de Dezembro, o seu 29º aniversário com várias actividades, entre as quais um grande concerto no cine-teatro Camacho Costa.
07h00 - sábado, 15/12/2018
Feiras e festas de Natal
no concelho de Odemira
A quadra natalícia já se sente um pouco por todo o concelho de Odemira, que nos próximos dias vai receber uma série de iniciativas, de feiras e mercados a concertos e exposições, para celebrar a época do ano mais aguardada por miúdos (e muitos graúdos).
07h00 - sexta, 14/12/2018
"Odemira tem hoje tecido económico mais rico"
Em pouco mais de três anos o Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego já apoiou 93 novos projectos empresariais no concelho de Odemira, com um total de quase 775 mil euros.
09h00 - quinta, 13/12/2018
Assembleia Municipal de
Odemira debate agricultura
A Assembleia Municipal de Odemira promove nesta quinta-feira, 13 de Dezembro, uma reunião extraordinária, que servirá para debater o tema "Actividade Agrícola na área de Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial