07h00 - sexta, 18/01/2019

Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências

Autarca de Odemira esperava mais da transferência de competências

O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
Na opinião de José Alberto Guerreiro, o processo de descentralização foi definido com recurso a "grupos de trabalho pouco ligados à realidade territorial", o que fez com que fosse tratado "de forma igual aquilo que é diferente". Por isso mesmo, o autarca odemirense defende que deveriam ter sido definidos três níveis de municípios: "os mais urbanos e de nível metropolitano, os de nível intermédio e os pequenos municípios".
"Talvez assim pudéssemos ter tido uma transferência de competências um pouco mais ajustada àquilo que é a realidade municipal", argumenta José Alberto Guerreiro, admitindo igualmente que as novas competências lhe "sabem a pouco", dado não se verificar uma transferência da decisão política.
"Parece-me que os municípios, em certos casos, têm razões para se queixar: esta é uma transferência [da prestação] de serviços, sobretudo, e pouco de competências políticas", remata.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 23/02/2019
Odemira: BDTECA revela
vencedores de concurso
A Câmara de Odemira e a associação "Sopa dos Artistas" revelam neste sábado, 23 de Fevereiro, os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), promovido no âmbito da 13ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Performance na Casa
do Povo de Luzianes-Gare
Uma mesa corrida, locais sentados ao lado dos novos residentes estrangeiros da aldeia e as histórias e memórias de cada como "ingrediente" especial do repasto: é esta a "ementa" de "Luzianes, Merak", o jantar-performance que a associação ZUT! "serve" nesta sexta-feira, 22, na Casa do Povo de Luzianes-Gare.
07h00 - terça, 19/02/2019
Marca "Escalabardo"
apresentada em S. Luís
Depois de muitos meses de trabalho no atelier instalado no Cerro do Moinho, a Junta de Freguesia de São Luís apresenta nesta terça-feira, 19 de Fevereiro, a marca "Escalabardo", resultado do projecto de cariz ambiental, social e comunitário que tem o mesmo nome.
07h00 - terça, 19/02/2019
Luís Bernardo Freitas
reeleito no PSD Odemira
O empresário Luís Bernardo Freitas foi reeleito no último sábado, 16 de Fevereiro, presidente da comissão política da Secção de Odemira do PSD, cargo que vai continuar a desempenhar nos próximos dois anos.
18h19 - domingo, 17/02/2019
Milfontes segue em
frente na Taça do Distrito
A equipa do Praia de Milfontes apurou-se neste domingo, 17 de Fevereiro, para a segunda eliminatória da Taça do Distrito de Beja, depois de golear por cinco bolas a zero no terreno do Barrancos FC.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial