07h00 - sexta, 18/01/2019

Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências

Autarca de Odemira esperava mais da transferência de competências

O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
Na opinião de José Alberto Guerreiro, o processo de descentralização foi definido com recurso a "grupos de trabalho pouco ligados à realidade territorial", o que fez com que fosse tratado "de forma igual aquilo que é diferente". Por isso mesmo, o autarca odemirense defende que deveriam ter sido definidos três níveis de municípios: "os mais urbanos e de nível metropolitano, os de nível intermédio e os pequenos municípios".
"Talvez assim pudéssemos ter tido uma transferência de competências um pouco mais ajustada àquilo que é a realidade municipal", argumenta José Alberto Guerreiro, admitindo igualmente que as novas competências lhe "sabem a pouco", dado não se verificar uma transferência da decisão política.
"Parece-me que os municípios, em certos casos, têm razões para se queixar: esta é uma transferência [da prestação] de serviços, sobretudo, e pouco de competências políticas", remata.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 23/08/2019
Setembro é mês de cultura
no concelho de Odemira
Promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população é o grande objectivo da iniciativa "Setembro Cultural", que a Câmara de Odemira vai promover ao longo do próximo mês.
07h00 - terça, 20/08/2019
Teatro e animação de rua
em Vila Nova de Milfontes
As ruas de Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira) recebem nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de Agosto, a passagem do Festival E.
07h00 - terça, 20/08/2019
Praia de Milfontes
no Nacional de juvenis
A equipa de juvenis do Praia de Milfontes entrou "de pé esquerdo" no campeonato nacional da categoria, que arrancou na manhã do passado domingo, 18 de Agosto.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Exposição de fotografia
na Biblioteca de Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente até ao dia 30 de Agosto a exposição de fotografia "One more day in Neverland", de Paulo Velosa.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Festas tradicionais
na aldeia de São Luís
A aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, está em festa nestes dias, com mais uma edição dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da localidade.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial