07h00 - sexta, 18/01/2019

Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira

Alojamento Local cresce no concelho de Odemira

A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
"O alojamento turístico nos últimos anos cresceu à volta de 40% em termos de oferta no concelho de Odemira e o alojamento local, em particular, cresceu muito acima desse valor", nota o vice-presidente da Câmara de Odemira. "O concelho de Odemira é, neste momento, em toda a área da CCDR do Alentejo, o concelho com maior número de alojamentos dedicados ao turismo. E em termos de camas [Odemira] é o segundo maior concelho de toda a região. E o alojamento local tem uma importância estratégica muito grande", acrescenta Ricardo Cardoso ao "SW".
É esta realidade que leva a autarquia a promover, nesta sexta-feira, 18 de Janeiro, na Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre alojamento local, onde serão abordadas questões como os apoios financeiros ao investimento no turismo, o regime jurídico e as competências de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no sector.
"Todos os dias nascem novas unidades de alojamento, não só no litoral mas também no interior [do concelho], e, portanto, sentimos necessidade de debater estas questões, informar as pessoas e trazê-las à participação, para demonstrarem aquilo que são as suas preocupações e dúvidas. Com este tipo de eventos queremos projectar o sector para um nível de qualidade superior àquele que tem neste momento", justifica Ricardo Cardoso.
De acordo com o vice-presidente da autarquia odemirense, continua a haver espaço no concelho para mais unidades de alojamento, sejam elas alojamentos locais ou de outras tipologias. "É evidente que nestes 1.721 kms2 que tem o concelho de Odemira há a possibilidade de ter mais oferta a este nível. Não consideramos que haja uma massificação e achamos que este é um crescimento sustentável, alicerçado em outro tipo de ofertas", afiança.
Ricardo Cardoso lembra que nos últimos anos o Município de Odemira tem feito um esforço grande "na infra-estruturação" da oferta turística, não só através do melhoramento das áreas balneares do litoral e junto à barragem de Santa Clara, como também com o trabalho de parceria com a Rota Vicentina. A criação de uma rede infra-estruturada de BTT, com 1.200 quilómetros de percursos, ou o projecto em marcha na área do surf, visando a criação de "um produto inovador e diferenciado", são outros aspectos destacados pelo autarca dentro daquilo que tem sido o trabalho do Município na dinamização do sector.
"Temos criado uma infra-estrutura grande e com isto obviamente que o alojamento é essencial", conclui Ricardo Cardoso.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial