07h00 - sexta, 18/01/2019

Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira

Alojamento Local cresce no concelho de Odemira

A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
"O alojamento turístico nos últimos anos cresceu à volta de 40% em termos de oferta no concelho de Odemira e o alojamento local, em particular, cresceu muito acima desse valor", nota o vice-presidente da Câmara de Odemira. "O concelho de Odemira é, neste momento, em toda a área da CCDR do Alentejo, o concelho com maior número de alojamentos dedicados ao turismo. E em termos de camas [Odemira] é o segundo maior concelho de toda a região. E o alojamento local tem uma importância estratégica muito grande", acrescenta Ricardo Cardoso ao "SW".
É esta realidade que leva a autarquia a promover, nesta sexta-feira, 18 de Janeiro, na Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre alojamento local, onde serão abordadas questões como os apoios financeiros ao investimento no turismo, o regime jurídico e as competências de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no sector.
"Todos os dias nascem novas unidades de alojamento, não só no litoral mas também no interior [do concelho], e, portanto, sentimos necessidade de debater estas questões, informar as pessoas e trazê-las à participação, para demonstrarem aquilo que são as suas preocupações e dúvidas. Com este tipo de eventos queremos projectar o sector para um nível de qualidade superior àquele que tem neste momento", justifica Ricardo Cardoso.
De acordo com o vice-presidente da autarquia odemirense, continua a haver espaço no concelho para mais unidades de alojamento, sejam elas alojamentos locais ou de outras tipologias. "É evidente que nestes 1.721 kms2 que tem o concelho de Odemira há a possibilidade de ter mais oferta a este nível. Não consideramos que haja uma massificação e achamos que este é um crescimento sustentável, alicerçado em outro tipo de ofertas", afiança.
Ricardo Cardoso lembra que nos últimos anos o Município de Odemira tem feito um esforço grande "na infra-estruturação" da oferta turística, não só através do melhoramento das áreas balneares do litoral e junto à barragem de Santa Clara, como também com o trabalho de parceria com a Rota Vicentina. A criação de uma rede infra-estruturada de BTT, com 1.200 quilómetros de percursos, ou o projecto em marcha na área do surf, visando a criação de "um produto inovador e diferenciado", são outros aspectos destacados pelo autarca dentro daquilo que tem sido o trabalho do Município na dinamização do sector.
"Temos criado uma infra-estrutura grande e com isto obviamente que o alojamento é essencial", conclui Ricardo Cardoso.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 23/02/2019
Odemira: BDTECA revela
vencedores de concurso
A Câmara de Odemira e a associação "Sopa dos Artistas" revelam neste sábado, 23 de Fevereiro, os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), promovido no âmbito da 13ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Performance na Casa
do Povo de Luzianes-Gare
Uma mesa corrida, locais sentados ao lado dos novos residentes estrangeiros da aldeia e as histórias e memórias de cada como "ingrediente" especial do repasto: é esta a "ementa" de "Luzianes, Merak", o jantar-performance que a associação ZUT! "serve" nesta sexta-feira, 22, na Casa do Povo de Luzianes-Gare.
07h00 - terça, 19/02/2019
Marca "Escalabardo"
apresentada em S. Luís
Depois de muitos meses de trabalho no atelier instalado no Cerro do Moinho, a Junta de Freguesia de São Luís apresenta nesta terça-feira, 19 de Fevereiro, a marca "Escalabardo", resultado do projecto de cariz ambiental, social e comunitário que tem o mesmo nome.
07h00 - terça, 19/02/2019
Luís Bernardo Freitas
reeleito no PSD Odemira
O empresário Luís Bernardo Freitas foi reeleito no último sábado, 16 de Fevereiro, presidente da comissão política da Secção de Odemira do PSD, cargo que vai continuar a desempenhar nos próximos dois anos.
18h19 - domingo, 17/02/2019
Milfontes segue em
frente na Taça do Distrito
A equipa do Praia de Milfontes apurou-se neste domingo, 17 de Fevereiro, para a segunda eliminatória da Taça do Distrito de Beja, depois de golear por cinco bolas a zero no terreno do Barrancos FC.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial