07h00 - segunda, 21/01/2019

APC Odemira dinamiza
projecto "Abranger +"

APC Odemira dinamiza projecto "Abranger +"

Ceder temporariamente materiais de apoio a pessoas com incapacidade física é o grande objectivo do projecto "Abranger +", dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) no âmbito do seu Centro de Apoio à Inclusão (CAI). A iniciativa visa responder a uma necessidade identificada no concelho, funcionando na prática como um banco de produtos de apoio destinado a reforçar o CAI.
"Espera-se conseguir atenuar os danos causados pelas incapacidades físicas, como também dar uma resposta rápida às pessoas em situação de dependência com baixos recursos económicos, através da cedência destes produtos", nomeadamente cadeira de rodas, andarilhos ou camas articuladas, explica ao "SW" a presidente da APCO, Manuela Forte.
O "Abranger +" destina-se a toda a população e permite o empréstimo temporário de material e equipamento nas áreas da comunicação, estimulação, intervenção/ avaliação, formação/ sensibilização e produtos de apoio como cadeiras de rodas, andarilhos, talheres adaptados, camas articuladas, entre outros.
A iniciativa integra o projecto do CAI e teve financiamento da Câmara de Odemira, através de uma candidatura da APCO aprovada pelo programa "Sinergias Sociais" em 2018, que permitiu a aquisição de diversos de apoio que se juntaram ao restante material já existente na associação.
"O 'Sinergias Sociais' foi a oportunidade para iniciar uma resposta necessária que será continuamente melhorada através de acções de captação de apoios para aquisição de mais material/ equipamento, acções de divulgação junto da comunidade e estabelecimento de mais parcerias com o objectivo da melhoria contínua do serviço e do número de pessoas abrangidas", nota Manuela Forte.
A presidente da APCO adianta que o projecto foi desenvolvido em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral e com os Bombeiros Voluntários de Odemira, sendo que produtos/ equipamentos podem ser requisitados temporariamente por qualquer pessoa do concelho sem custos, desde que devolvidos em boas condições. "Está prevista uma caução que será devolvida no acto de entrega", explica Manuela Forte.
A presidente da Associação reconhece que o "Abranger +" vai dar resposta a uma necessidade sentida no território de Odemira. "Este projecto tem enquadramento nos documentos estratégicos do concelho de Odemira e nos objectivos estratégicos da APCO, respondendo assim a uma necessidade identificada quer pela comunidade através da rede social quer pela APCO mais especificamente", diz, acrescentando: "Esta necessidade também nos chegou através da ULSLA, que nos alertou para o facto de existirem muitas pessoas que solicitam junto dos serviços de saúde estes materiais, indispensáveis à sua autonomia e integração".
"No entanto, estes produtos, muitas vezes, não se encontram disponíveis, não só porque o seu número é reduzido nos serviços de saúde, mas também porque muitos deles se encontram obsoletos. Por outro lado, dada a especificidade de alguns destes produtos, o preço de aquisição é muito elevado, o que dificulta, ainda mais, o seu acesso", conclui Manuela Forte.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 23/02/2019
Odemira: BDTECA revela
vencedores de concurso
A Câmara de Odemira e a associação "Sopa dos Artistas" revelam neste sábado, 23 de Fevereiro, os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), promovido no âmbito da 13ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Performance na Casa
do Povo de Luzianes-Gare
Uma mesa corrida, locais sentados ao lado dos novos residentes estrangeiros da aldeia e as histórias e memórias de cada como "ingrediente" especial do repasto: é esta a "ementa" de "Luzianes, Merak", o jantar-performance que a associação ZUT! "serve" nesta sexta-feira, 22, na Casa do Povo de Luzianes-Gare.
07h00 - terça, 19/02/2019
Marca "Escalabardo"
apresentada em S. Luís
Depois de muitos meses de trabalho no atelier instalado no Cerro do Moinho, a Junta de Freguesia de São Luís apresenta nesta terça-feira, 19 de Fevereiro, a marca "Escalabardo", resultado do projecto de cariz ambiental, social e comunitário que tem o mesmo nome.
07h00 - terça, 19/02/2019
Luís Bernardo Freitas
reeleito no PSD Odemira
O empresário Luís Bernardo Freitas foi reeleito no último sábado, 16 de Fevereiro, presidente da comissão política da Secção de Odemira do PSD, cargo que vai continuar a desempenhar nos próximos dois anos.
18h19 - domingo, 17/02/2019
Milfontes segue em
frente na Taça do Distrito
A equipa do Praia de Milfontes apurou-se neste domingo, 17 de Fevereiro, para a segunda eliminatória da Taça do Distrito de Beja, depois de golear por cinco bolas a zero no terreno do Barrancos FC.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial