07h00 - terça, 22/01/2019

Praia de Milfontes no
nacional feminino sub-19

Praia de Milfontes no nacional feminino sub-19

Não tem sido um caminho fácil, mas a evolução tem sido constante: assim se pode descrever a participação da equipa de futebol feminino do Praia de Milfontes de sub-19, que nesta temporada de 2018-2019 se estreia no campeonato nacional da categoria. As "Prainhas" competem na Série F, juntamente com conjuntos bem mais "rotinados" nestas andanças, e apesar de ocuparem o último lugar merecem todos os elogios do seu treinador.
"Até este momento, o balanço que faço é positivo. Temos evoluído tacticamente e as jogadoras souberam adaptar-se à competição e à exigência. A nossa evolução tem sido notória e só quebrámos um bocado com esta recente onda de lesões", garante ao "SW" Hilário Guerreiro, técnico de 31 anos que comanda a formação feminina do Praia de Milfontes desde o passado mês de Abril.
Na última temporada as jovens jogadoras do Praia competiram no campeonato distrital de infantis e ainda tiveram uma experiência de três jogos na Taça Nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (somaram três derrotas, duas delas pela margem mínima). A participação no campeonato nacional de sub-19 desta temporada acabou por ser passo seguinte… e o mais natural.
"O nosso principal objectivo é permitir que estas atletas participem e disfrutem deste campeonato. E tentar disputar os resultados até ao fim, pois era mau que a gente fosse a Palmela perder seis ou sete a zero e depois ao Barreiro perder por 7-1 ou 8-1. Isso era mau! Agora perder pela margem mínima, como tem acontecido, e de vez em quando ganhar ou empatar, para nós é satisfatório", afiança Hilário Guerreiro.
O técnico do Praia de Milfontes diz mesmo que a prestação da equipa até podia estar a ser mais positiva em termos pontuais, não fosse o facto de o seu plantel ser tão curto e ter algumas atletas lesionadas.
"O nosso principal problema, além das outras equipas terem mais experiência, é o facto de o nosso plantel ser muito reduzido. Ainda no sábado passado [12 de Janeiro] só tivemos nove jogadoras e uma guarda-redes. Foi mesmo à justa", conta.
Ainda assim, o treinador não desanima e confia que as suas jogadoras vão continuar a evoluir. "Penso que vamos continuar a crescer. Aliás, até aparecer esta onda de lesões, a linha [de crescimento] era sempre crescente. Até conseguimos apresentar resultados e tudo! Mas a partir do momento em que surgiram as lesões fomos obrigados a 'decrescer'. Agora é esperar que as atletas recuperem", observa.
Hilário Guerreiro reconhece que esta participação das "Prainhas" no campeonato nacional é muito importante na formação das suas jogadoras, vaticinando a algumas futuro na modalidade. "Temos aqui jogadoras com muita margem de progressão e que podem ir mais longe, de certeza absoluta", conclui o jovem técnico.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 20/08/2019
Teatro e animação de rua
em Vila Nova de Milfontes
As ruas de Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira) recebem nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de Agosto, a passagem do Festival E.
07h00 - terça, 20/08/2019
Praia de Milfontes
no Nacional de juvenis
A equipa de juvenis do Praia de Milfontes entrou "de pé esquerdo" no campeonato nacional da categoria, que arrancou na manhã do passado domingo, 18 de Agosto.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Exposição de fotografia
na Biblioteca de Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente até ao dia 30 de Agosto a exposição de fotografia "One more day in Neverland", de Paulo Velosa.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Festas tradicionais
na aldeia de São Luís
A aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, está em festa nestes dias, com mais uma edição dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da localidade.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Debate sobre fileira
do medronho em Sabóia
"Instalação e desenvolvimento de um pomar de medronheiro" é o tema do workshop que a Arbutus-Associação para a Promoção do Medronho promove neste sábado, 17 de Agosto, no âmbito de mais uma edição da FACES, em Sabóia.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial