07h00 - segunda, 28/01/2019

Santiago do Cacém rejeita
transferência de competências

Santiago do Cacém rejeita transferência de competências

A Câmara de Santiago do Cacém não vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo no âmbito do processo de descentralização. A posição foi aprovada, por maioria, pelo executivo da autarquia e pela Assembleia Municipal na passada semana.
De acordo com o autarca Álvaro Beijinha, a decisão da Câmara de Santiago do Cacém tem que ver com o facto de considerarem "que todo este processo está a ser muito mal elaborado, conduzido e coordenado", dado até ao momento ser desconhido "o pacote financeiro que está associado à assunção destas competências".
O edil da CDU adianta que a recusa da Câmara Municipal baseia-se ainda no facto de que, em praticamente todos os domínios, apenas são transferidas para as autarquias competências de mera execução, "o que as coloca numa situação semelhante à de extensões dos órgãos do Poder Central e multiplica as situações de tutela à revelia da Constituição".
"Este facto, só por si, justifica que o Município rejeite responsabilidades relativamente às quais não há qualquer garantia legal de virem acompanhadas de meios financeiros," argumenta Álvaro Beijinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 22/08/2019
Câmara de Santiago
vai ter Balcão Único
Centralizar serviços num único espaço, prestando um atendimento personalizado e com funcionários preparados para dar uma resposta eficiente e célere ao munícipe, é a grande meta do novo Balcão Único (BUM) da Câmara de Santiago do Cacém.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Voluntários pintaram
Estádio Municipal
de Santiago do Cacém
Cerca de três dezenas de sócios e simpatizantes do União Sport Club, de Santiago do Cacém, participaram no último sábado, 10, no "Desafio Azul e Vermelho", tendo ajudado a pintar o Estádio Municipal Miróbriga.
07h00 - sexta, 09/08/2019
Festas de São Romão
animam Santo André
até ao domingo
A Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, recebe neste fim-de-semana, 9 a 11 de Agosto, as tradicionais festas de São romão, que voltam a incluir a recriação dos "banhos de São Romão".
07h00 - segunda, 05/08/2019
Santiago do Cacém
já tem equipa de
intervenção permanente
A nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para o concelho de Santiago do Cacém, composta por cinco elementos dos Bombeiros Voluntários do Cercal do Alentejo, foi formalmente apresentada no final da passada semana.
09h00 - terça, 30/07/2019
Técnicos de radiologia
em greve na ULSLA
Os técnicos de radiologia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) estão em greve nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de Julho, revela ao "SW" o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêuticas.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial