07h00 - terça, 29/01/2019

População do Lousal
escolhe monumento

População do Lousal escolhe monumento

A população da aldeia mineira do Lousal, no concelho de Grândola, elegeu no passado sábado, 26, o monumento que será implantado na localidade no âmbito do projecto participativo de arte pública.
A iniciativa, dinamizada pela autarquia juntamente com diversas entidades, teve por objectivo "criar arte com a comunidade, visando a concepção de uma obra de criação artística para homenagear o movimento operário mineiro".
Nesse sentido, a população escolheu de entre três propostas de módulos construtivos desenvolvidos a partir da maqueta vencedora o monumento que quer na povoação, "reflector das memórias e tradições de um povo".
De acordo com o escultor Sérgio Vicente, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, "a proposta escultórica vencedora representa a relação metafórica e poética da descida e subida à mina e as formas de comunicação entre túneis no seu interior, simbolizada por dois elementos: a escada e o carril".
Para o presidente da Câmara de Grândola é um "privilégio" para a autarquia e para a população do Lousal "receber este projecto de arte inovador que vai ao encontro da estratégia do Município em termos culturais". "Este é um processo criativo bastante interessante e genuíno do ponto de vista democrático, com a democracia a funcionar no seu mais amplo campo, ao dar voz às pessoas", acrescenta António Figueira Mendes.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/07/2019
Transportes públicos mais baratos
em Agosto no Alentejo Litoral
As populações dos cinco concelhos do Alentejo Litoral vão passar a pagar, a partir de Agosto, um máximo de 40 euros por mês pelo seu passe nas viagens realizadas através da Rodoviária do Alentejo com origem e destino nestes municípios.
07h00 - terça, 16/07/2019
Obras no estacionamento
da praia de Melides
A Câmara de Grândola já concluiu as obras de requalificação do parque de estacionamento da praia de Melides, investimento avaliado em cerca de 85 mil euros e que decorreu no âmbito da estratégia de melhoramentos dos apoios a esta zona balnear.
08h00 - segunda, 08/07/2019
Grândola apresenta
DECIR para 2019
O Centro de Meios Aéreos de Grândola, da autarquia local, já tem activo o dispositivo de combate a incêndios rurais (DECIR) que vai estar disponível durante o Verão de 2019 no concelho de Grândola.
07h00 - terça, 02/07/2019
Biblioteca nas praias
de Melides e Carvalhal
As praias de Melides e Carvalhal, no concelho de Grândola, já têm a funcionar a sua "Biblioteca de Praia", onde os banhistas podem consultar gratuitamente jornais diários e revistas, assim como livros de ficção e não ficção.
07h00 - quinta, 27/06/2019
Bandeira Azul
é hasteada em
praia de Grândola
A praia do Pego, no concelho de Grândola, recebe nesta quinta-feira, 27 de Junho, pelas 10h30, a cerimónia do hastear da Bandeira Azul, atribuída às praias que cumprem um conjunto alargado de critérios de gestão ambiental.

Data: 05/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial