07h00 - terça, 29/01/2019

População do Lousal
escolhe monumento

População do Lousal escolhe monumento

A população da aldeia mineira do Lousal, no concelho de Grândola, elegeu no passado sábado, 26, o monumento que será implantado na localidade no âmbito do projecto participativo de arte pública.
A iniciativa, dinamizada pela autarquia juntamente com diversas entidades, teve por objectivo "criar arte com a comunidade, visando a concepção de uma obra de criação artística para homenagear o movimento operário mineiro".
Nesse sentido, a população escolheu de entre três propostas de módulos construtivos desenvolvidos a partir da maqueta vencedora o monumento que quer na povoação, "reflector das memórias e tradições de um povo".
De acordo com o escultor Sérgio Vicente, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, "a proposta escultórica vencedora representa a relação metafórica e poética da descida e subida à mina e as formas de comunicação entre túneis no seu interior, simbolizada por dois elementos: a escada e o carril".
Para o presidente da Câmara de Grândola é um "privilégio" para a autarquia e para a população do Lousal "receber este projecto de arte inovador que vai ao encontro da estratégia do Município em termos culturais". "Este é um processo criativo bastante interessante e genuíno do ponto de vista democrático, com a democracia a funcionar no seu mais amplo campo, ao dar voz às pessoas", acrescenta António Figueira Mendes.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 20/02/2019
Aulas de cerâmica
e olaria em Grândola
Os artesãos Rosário Fonseca e Amadeu Porto, da Oficina de Cerâmica São Pedro, estão a dinamizar desde o início deste mês de Fevereiro, aulas na área da cerâmica junto dos alunos da Universidade Sénior de Grândola.
07h00 - quinta, 14/02/2019
Degradação do Posto da GNR
em Grândola preocupa CDS
Os deputados do CDS-PP Nuno Magalhães, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva questionaram o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre o estado de degradação do Posto da GNR em Grândola.
07h00 - quarta, 13/02/2019
Simulacros nas ruínas
romanas de Tróia
O Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara de Grândola realiza nesta quarta-feira, 13 de Fevereiro, um simulacro nas ruínas romanas de Tróia.
07h00 - terça, 05/02/2019
Atletas de Grândola
campeões nacionais
de salvamento aquático
A Associação de Nadadores Salvadores de Grândola/ Seagull Rescue revalidou o título de campeã nacional durante os Nacionais de Salvamento Aquático Desportivo em piscina, que se realizaram em Portimão no final de Janeiro.
07h00 - sexta, 01/02/2019
Autarcas de Grândola
visitam obras municipais
Os eleitos na Câmara e Assembleia Municipal de Grândola visitaram recentemente algumas das obras municipais que estão em curso no concelho.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial