07h00 - quinta, 31/01/2019

CM Sines aceita
seis novas competências

CM Sines aceita seis novas competências

A Câmara de Sines vai aceitar em 2019 a transferência de seis competências da Administração Central, no âmbito do processo de descentralização promovido pelo Governo. A decisão já foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PS e do SIM e contra da CDU, tanto em reunião de Câmara como pela Assembleia Municipal.
De acordo com a autarquia, em 2019 o Município assume as competências nas áreas da Exploração de jogos, Vias de comunicação, Património Imobiliário Público, Estacionamento Público, Instalação e Gestão de Lojas/ Espaços do Cidadão, e Apoio às Equipas de Intervenção Permanente das associações de bombeiros voluntários.
Para o autarca Nuno Mascarenhas, este processo indicia "o início de um salto qualitativo que as autarquias precisam de dar, que ambicionam há muito, e que irá ao encontro dos interesses dos territórios e das populações".
Ainda assim, a Câmara de Sines rejeitou a transferência de competências na Justiça, Habitação e Gestão de Praias integradas no domínio público hídrico do Estado.
Segundo o presidente da Câmara, a rejeição destas competências resultou "essencialmente da avaliação da capacidade administrativa dos serviços de absorverem novos procedimentos", uma vez que a escassez de recursos humanos em muitas áreas exige um processo de transição mais longo.
"No que respeita às praias, há muito que vimos trabalhando com as entidades responsáveis, sendo neste ano essencial a preparação da assunção destas competências e, muito especialmente, dos licenciamentos que daí decorrem", acrescenta o socialista Nuno Mascarenhas.
O autarca siniense afirma ainda que, em matéria de Habitação, a Câmara Municipal está a preparar uma Estratégia Local de Habitação, "que a capacitará para uma negociação mais detalhada com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana". E sobre a área da Justiça, é convicção de Mascarenhas que "deve haver uma ampla articulação sub-regional na definição das redes de apoio previstas e de prestação de serviços ao cidadão".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Alentejo Litoral
comemora 25 de Abril
Música e espectáculos de fogo-de-artifício marcam os festejos do 45º aniversário do 25 de Abril no Alentejo Litoral, em diversas iniciativas promovidas pelos municípios da região na noite desta quarta-feira, 24.
07h00 - terça, 23/04/2019
Empresa Medway vai
investir na ZIL de Sines
A empresa Medway vai invetir cerca de um milhão de euros em logística na Zona Industrial e Logística de Sines (SILS), no sentido de alargar a prestação dos seus serviços no complexo portuário, logístico e industrial da cidade.
07h00 - quinta, 11/04/2019
Câmara de Sines constrói
estacionamento junto ao mercado
A Câmara de Sines já iniciou a empreitada de construção de um estacionamento de apoio ao Mercado Municipal e centro histórico, contíguo ao viaduto da descida da ribeira, investimento avaliado em cerca de 390 mil euros.
07h00 - quarta, 10/04/2019
Empresa Repsol apoia
associações de Sines
A empresa Repsol Polímeros, a Câmara Municipal e 22 colectividades do concelho de Sines assinaram na segunda-feira, 8 de Abril, os protocolos de colaboração relativos a 2019, num valor a rondar os 60 mil euros.
07h00 - terça, 09/04/2019
Câmara de Sines vai
requalificar e ampliar ZIL 2
A Câmara de Sines vai avançar com obras de requalificação e ampliação da Zona de Indústria Logística (ZIL) 2, depois do programa Alentejo 2020 ter aprovado as duas candidaturas apresentadas pela autarquia, no valor total de 7,5 milhões de euros de investimento.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial