07h00 - quinta, 07/02/2019

Vidas cruzadas no
palco em S. Teotónio

Vidas cruzadas no palco em S. Teotónio

A interculturalidade subiu ao palco em São Teotónio, juntando vidas e experiências tão diferentes de pessoas vindas de várias latitudes do Mundo. O resultado foi "Histórias Cruzadas", peça de teatro apresentada no final de Janeiro na sede da Sociedade Recreativa São Teotoniense, no âmbito do "Integrar pela Arte", uma das componentes do projecto "GiraMundo", promovido pela cooperativa TAIPA, de Odemira.
Em palco estiveram 14 "actores" de seis diferentes nacionalidades (Índia, Bangladesh, Brasil, Ucrânia, Turquia, Bulgária e Portugal), que ao apresentaram ao público o resultado de quatro intensos meses de trabalho no workshop de teatro coordenado por Mariana Parreira.
"Ao longo dos quatro meses de workshops [eles] foram partilhando um pouco das suas histórias e foram cruzando essas histórias num paralelo de vidas que, ainda que diferentes na sua essência e experiências, se encontraram num único palco para partilhar um pouco sobre si, sobre os seus países de origem e para passar a mensagem, através de músicas, imagens, canções, dança e poemas, de que 'a união faz a força'", explica ao "SW" Teresa Barradas, vice-presidente da TAIPA.
De acordo com esta responsável, a vertente "Integrar pela Arte" do "GiraMundo" consiste na promoção de workshops de várias formas de expressão artística, do teatro à dança, passando pela pintura ou pela música, dirigidos à comunidade "em que o tema comum seja a interculturalidade".
"No início de 2018 foram promovidos workshops de dança com o professor Volodymyr, que culminaram na participação no II Festival de Dança 'Terra Sem Fronteiras'. E no final de 2018 arrancaram os workshops de teatro, com a professora Mariana Parreira, que resultaram na peça de teatro 'Histórias Cruzadas'", recorda.
A peça foi apresentada ao público na noite de 26 de Janeiro e Teresa Barradas reconhece que o espectáculo despertou, desde logo, "muito a curiosidade das pessoas". "Ainda que Odemira seja um concelho muito rico em iniciativas culturais e grupos de teatro, não tinha ainda surgido nenhum grupo de teatro amador intercultural, o que foi bastante apelativo para a comunidade local e migrante. A adesão foi bastante positiva", frisa a vice-presidente da TAIPA, garantindo "que a assistência era composta por uma diversidade de nacionalidades, que é um dos objectivos do projecto 'GiraMundo'".
Teresa Barradas afiança que "Histórias Cruzadas" deverá voltar ao palco já no próximo mês de Março, com uma apresentação na vila de Odemira. "Isso vai aumentar a abrangência do público-alvo e disseminar a mensagem de tolerância e do respeito pelo outro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial