07h00 - quarta, 13/02/2019

Simulacros nas ruínas
romanas de Tróia

Simulacros nas ruínas romanas de Tróia

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara de Grândola realiza nesta quarta-feira, 13 de Fevereiro, um simulacro nas ruínas romanas de Tróia.
Fonte da autarquia adianta ao "SW" que o simulacro visa "testar a operacionalidade e resposta das soluções e serviços desenvolvidos no âmbito do projecto internacional STORM-Safeguarding Cultural Heritage through Technical and Organisational Resources Management, financiado pela Comissão Europeia e que envolve 20 parceiros de sete países diferentes".
Este projecto, continua a mesma fonte, pretende "desenvolver um conjunto de novas soluções tecnológicas e um novo paradigma de preparação dos agentes de Protecção Civil e dos responsáveis por sítios culturais, no que respeita à resposta em caso de evento natural extremo".
Nesse sentido, no simulacro que decorrerá nas ruínas romanas de Troia irá ser testada a resposta da plataforma tecnológica desenvolvida, "que permite realizar uma preparação meticulosa para fazer face a emergências, a sua utilidade em caso de emergência efectiva, bem como a resposta dos responsáveis pelo sítio e dos agentes de Protecção Civil a uma emergência", neste caso o "risco de colapso da estrutura de uma oficina de salga de peixe, a única conhecida no mundo romano que ainda tem uma parede com uma janela e os apoios para o vigamento que suportava o telhado".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/03/2019
Grândola aprova plano
contra incêndios de 2019
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Grândola aprovou, no final da passada semana, o Plano Operacional Municipal para o presente ano de 2019, documento indispensável para uma melhor resposta em caso de incêndios.
07h00 - quinta, 14/03/2019
FITA 2019 no palco
em Grândola e Santiago
A edição de 2019 do FITA-Festival Internacional de Teatro do Alentejo vai passar pelos concelhos de Grândola e de Santiago do Cacém, com um total de oito espectáculos de cinco companhias.
07h00 - quarta, 27/02/2019
Alentejo Litoral na rede de apoio
às vítimas de violência doméstica
A secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, preside nesta quarta-feira, 27, em Grândola, à cerimónia de assinatura do protocolo para a territorialização da rede nacional de apoio às vitimas de violência doméstica dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Aulas de cerâmica
e olaria em Grândola
Os artesãos Rosário Fonseca e Amadeu Porto, da Oficina de Cerâmica São Pedro, estão a dinamizar desde o início deste mês de Fevereiro, aulas na área da cerâmica junto dos alunos da Universidade Sénior de Grândola.
07h00 - quinta, 14/02/2019
Degradação do Posto da GNR
em Grândola preocupa CDS
Os deputados do CDS-PP Nuno Magalhães, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva questionaram o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre o estado de degradação do Posto da GNR em Grândola.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial