07h00 - sexta, 01/03/2019

Carnaval de Sines
com 1.200 foliões

Carnaval de Sines com 1.200 foliões

Carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos, num total de 1.200 "foliões", vão desfilar pelo "sambódromo" de Sines entre este domingo e terça-feira, dias 3 a 5 de Março, mas a folia na cidade começa logo nesta sexta-feira, 1 de Março, com o "Carnaval dos Pequeninos".
O corso carnavalesco vai sair à rua, na avenida Humberto Delgado, nas tardes de domingo, 3, e de terça-feira, 5, às 15h30, e na noite de segunda-feira, 4, às 21h00, ao som do samba criado pelo grupo local Skabalá Tuka. No "sambódromo" são esperados, segundo os promotores, cerca de 1.200 foliões nas tardes de domingo e terça-feira e cerca de 2.000 na noite de segunda-feira, distribuídos por grupos de foliões e 17 carros alegóricos, gigantones, cabeçudos e escolas de samba, que vão dançar vestidos "a rigor".
Este ano a organização conta com um "orçamento de 50 mil euros" e vai homenagear "os pescadores de Sines", uma comunidade muito importante na cidade do Litoral Alentejano. "Estamos com uma grande adesão das pessoas na construção dos carros, as expectativas estão altas, esperemos que corra tudo bem e que o tempo ajude. Está tudo preparado para que seja uma grande festa e que Sines receba milhares de pessoas ao longo destes dias", diz ao "SW" Rui Encarnação, presidente da Associação do Carnaval de Sines.
A "sátira à política local" e "ao Cristiano Ronaldo" vão "surgir no desfile", tendo os obreiros do Carnaval de Sines optado igualmente "por carros dedicados à [série televisiva] 'Guerra dos Tronos' e a temas mais abstractos".
As noites de domingo, segunda e terça-feira terminam com o tradicional "Baile de Máscaras", no Pavilhão Municipal de Sines. Os ingressos para o corso e para o baile de Carnaval custam cinco euros. As crianças até aos 10 anos têm acesso gratuito.
Nesta sexta-feira, 1 de Março, a partir das 10h00, cerca de 1.300 crianças do ensino básico e pré-escolar do concelho vão "estrear" o "sambódromo", na avenida Humberto Delgado, na 28ª edição do "Carnaval dos Pequeninos". A iniciativa, de acesso gratuito, é promovida pela Junta de Freguesia de Sines e conta com animação do Teatro do Mar, do Grupo Gigantones, da Companhia da Arte Velha - Associação de Artesãos e do grupo da Associação de Gaiteiros Vasco da Gama.
No sábado, 2, pela manhã, os reis do Carnaval de Sines são apresentados à população, numa "cerimónia" que terá lugar junto ao castelo da cidade, seguido de um desfile para "cumprimentos aos súbditos" pelas ruas do centro histórico. A tarde é preenchida com um Baile de Máscaras Sénior, às 15h00, no Salão do Povo, em Sines, organizado pela Junta de Freguesia de Sines. E a noite de sábado termina com mais música, com o "Baile da Matrafona", animado por DJ's no Pavilhão Municipal dos Desportos.
No programa do Carnaval de Sines 2019 o desporto também não é esquecido, estando prevista uma partida de "Futebol Trapalhão", às 16h00 de segunda-feira, 3, no Estádio Municipal de Sines. E na quarta-feira, 6, a festa acaba com o tradicional "Enterro do Entrudo".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Alentejo Litoral
comemora 25 de Abril
Música e espectáculos de fogo-de-artifício marcam os festejos do 45º aniversário do 25 de Abril no Alentejo Litoral, em diversas iniciativas promovidas pelos municípios da região na noite desta quarta-feira, 24.
07h00 - terça, 23/04/2019
Empresa Medway vai
investir na ZIL de Sines
A empresa Medway vai invetir cerca de um milhão de euros em logística na Zona Industrial e Logística de Sines (SILS), no sentido de alargar a prestação dos seus serviços no complexo portuário, logístico e industrial da cidade.
07h00 - quinta, 11/04/2019
Câmara de Sines constrói
estacionamento junto ao mercado
A Câmara de Sines já iniciou a empreitada de construção de um estacionamento de apoio ao Mercado Municipal e centro histórico, contíguo ao viaduto da descida da ribeira, investimento avaliado em cerca de 390 mil euros.
07h00 - quarta, 10/04/2019
Empresa Repsol apoia
associações de Sines
A empresa Repsol Polímeros, a Câmara Municipal e 22 colectividades do concelho de Sines assinaram na segunda-feira, 8 de Abril, os protocolos de colaboração relativos a 2019, num valor a rondar os 60 mil euros.
07h00 - terça, 09/04/2019
Câmara de Sines vai
requalificar e ampliar ZIL 2
A Câmara de Sines vai avançar com obras de requalificação e ampliação da Zona de Indústria Logística (ZIL) 2, depois do programa Alentejo 2020 ter aprovado as duas candidaturas apresentadas pela autarquia, no valor total de 7,5 milhões de euros de investimento.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial