07h00 - sexta, 01/03/2019

Carnaval de Sines
com 1.200 foliões

Carnaval de Sines com 1.200 foliões

Carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos, num total de 1.200 "foliões", vão desfilar pelo "sambódromo" de Sines entre este domingo e terça-feira, dias 3 a 5 de Março, mas a folia na cidade começa logo nesta sexta-feira, 1 de Março, com o "Carnaval dos Pequeninos".
O corso carnavalesco vai sair à rua, na avenida Humberto Delgado, nas tardes de domingo, 3, e de terça-feira, 5, às 15h30, e na noite de segunda-feira, 4, às 21h00, ao som do samba criado pelo grupo local Skabalá Tuka. No "sambódromo" são esperados, segundo os promotores, cerca de 1.200 foliões nas tardes de domingo e terça-feira e cerca de 2.000 na noite de segunda-feira, distribuídos por grupos de foliões e 17 carros alegóricos, gigantones, cabeçudos e escolas de samba, que vão dançar vestidos "a rigor".
Este ano a organização conta com um "orçamento de 50 mil euros" e vai homenagear "os pescadores de Sines", uma comunidade muito importante na cidade do Litoral Alentejano. "Estamos com uma grande adesão das pessoas na construção dos carros, as expectativas estão altas, esperemos que corra tudo bem e que o tempo ajude. Está tudo preparado para que seja uma grande festa e que Sines receba milhares de pessoas ao longo destes dias", diz ao "SW" Rui Encarnação, presidente da Associação do Carnaval de Sines.
A "sátira à política local" e "ao Cristiano Ronaldo" vão "surgir no desfile", tendo os obreiros do Carnaval de Sines optado igualmente "por carros dedicados à [série televisiva] 'Guerra dos Tronos' e a temas mais abstractos".
As noites de domingo, segunda e terça-feira terminam com o tradicional "Baile de Máscaras", no Pavilhão Municipal de Sines. Os ingressos para o corso e para o baile de Carnaval custam cinco euros. As crianças até aos 10 anos têm acesso gratuito.
Nesta sexta-feira, 1 de Março, a partir das 10h00, cerca de 1.300 crianças do ensino básico e pré-escolar do concelho vão "estrear" o "sambódromo", na avenida Humberto Delgado, na 28ª edição do "Carnaval dos Pequeninos". A iniciativa, de acesso gratuito, é promovida pela Junta de Freguesia de Sines e conta com animação do Teatro do Mar, do Grupo Gigantones, da Companhia da Arte Velha - Associação de Artesãos e do grupo da Associação de Gaiteiros Vasco da Gama.
No sábado, 2, pela manhã, os reis do Carnaval de Sines são apresentados à população, numa "cerimónia" que terá lugar junto ao castelo da cidade, seguido de um desfile para "cumprimentos aos súbditos" pelas ruas do centro histórico. A tarde é preenchida com um Baile de Máscaras Sénior, às 15h00, no Salão do Povo, em Sines, organizado pela Junta de Freguesia de Sines. E a noite de sábado termina com mais música, com o "Baile da Matrafona", animado por DJ's no Pavilhão Municipal dos Desportos.
No programa do Carnaval de Sines 2019 o desporto também não é esquecido, estando prevista uma partida de "Futebol Trapalhão", às 16h00 de segunda-feira, 3, no Estádio Municipal de Sines. E na quarta-feira, 6, a festa acaba com o tradicional "Enterro do Entrudo".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 12/07/2019
Feira do Mar
na cidade de Sines
Conferências, exposições, concertos e tasquinhas são algumas das iniciativas que vão marcar o programa da Feira do Mar, iniciativa que vai decorrer neste fim-de-semana, 12 a 14 de Junho, na Avenida Vasco da Gama, em Sines.
07h00 - terça, 09/07/2019
Jorge Coelho treina
Vasco da Gama de Sines
O técnico Jorge Coelho, de 42 anos, vai orientar a equipa sénior do Vasco da Gama de Sines na temporada de 2019-2020 no campeonato distrital da 1ª divisão de Setúbal, sucedendo no cargo a Vítor Madeira.
07h00 - sexta, 05/07/2019
Câmara de Sines termina
pagamento de empréstimos
A Câmara de Sines já terminou o pagamento dos dois empréstimos contraídos, em 2009, no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado (PREDE), no valor total de cerca de 11,8 milhões de euros.
07h00 - quinta, 04/07/2019
Livro inspirado em
lenda de Sines no PNL
O livro A Lenda do Menino da Gralha, inspirado numa lenda de Sines e escrito por Julieta Aurora Santos, do Teatro do Mar, foi incluído no Plano Nacional de Leitura (PNL) e será de leitura obrigatória para os alunos dos 6 aos 12 anos.
07h00 - quarta, 03/07/2019
Jovens de Sines colaboram
nos serviços municipais
São cerca de 50 os jovens, dos 15 aos 25 anos, que participam na edição deste ano do programa "Mãos à Obra", promovido ao longo deste mês de Julho pela Câmara de Sines em parceria com as juntas de freguesia de Sines e Porto Covo.

Data: 05/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial