07h00 - sexta, 01/03/2019

Sensibilização ambiental é aposta da AMAGRA

Sensibilização ambiental é aposta da AMAGRA

A sensibilização ambiental vai continuar a ser uma das prioridades da Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente (AMAGRA) no ano de 2019. Com um orçamento a rondar os 700 mil euros, a associação que junta os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines tem previstas diversas acções nesta área ao longo deste ano, no sentido de consciencializar as populações sobre matérias como a reciclagem ou a correcta separação do lixo.
"Temos de motivar as pessoas a fazerem ainda mais reciclagem", com o objectivo "do cumprimento das regras do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2020", justifica ao "SW" o secretário-geral da associação, António Viana Afonso.
De acordo com o gestor, de 54 anos, "esta sensibilização acontece através dos órgãos de comunicação social, junto das próprias escolas da área de abrangência da AMAGRA e também pela presença institucional em feiras e outros certames". "Este é um trabalho importante", reforça.
A par disto, em 2019 a associação sediada no Monte Novo dos Modernos, perto de Ermidas-Sado (Santiago do Cacém), pretende concluir o estudo que tem vindo a desenvolver relacionado com a possível integração da recolha de lixo em baixa com a recolha em alta.
"Será um estudo que visa auxiliar uma tomada de posição por parte do conselho directivo da AMAGRA, se realmente do ponto de vista da sustentabilidade económica e da viabilidade isto faz sentido e se fica efectivamente mais barato para as autarquias e, em última análise, para os próprios munícipes", explica António Viana Afonso, para logo acrescentar: "Queremos ver se do ponto de vista da viabilidade, da eficácia e da eficiência faz sentido integrar a [recolha em] alta e [em] baixa e ser uma outra entidade que não as autarquias a tomar conta da baixa".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/03/2019
Pelotão da "Alentejana"
parte de Santiago
Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 22 de Março, a partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que continua a ser liderada pelo espanhol Enrique Sanz, da equipa Euskadi-Murias.
07h00 - terça, 19/03/2019
Lagoas de Melides
e Santo André
reabertas ao mar
As lagoas de Melides (Grândola) e de Santo André (Santiago do Cacém) são reabertas ao mar nesta terça-feira, 19 de Março, num momento sempre de grande espectacularidade e de enorme beleza natura.
07h00 - segunda, 11/03/2019
Plano Intermunicipal de Defesa
da Floresta aprovado em Santiago
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Santiago do Cacém já aprovou o Plano Intermunicipal de Defesa das Floresta 2019-2028, que abrange os concelhos de Santiago do Cacém e de Sines.
07h00 - segunda, 11/03/2019
AMAGRA tem "parceria
estratégica" com Ambilital
A AMAGRA é uma associação de municípios de fins específicos e entre a sua actividade destaca-se o facto de ser sócia-maioritária da Ambilital-Investimentos Ambientais no Alentejo.
07h00 - quinta, 07/03/2019
AMAGRA apresenta
boa saúde financeira
Constituída por sete municípios do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, a AMAGRA apresenta actualmente um quadro financeiro "completamente estabilizado" e com capacidade para realizar investimento.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial