07h00 - quinta, 07/03/2019

AMAGRA apresenta
boa saúde financeira

AMAGRA apresenta boa saúde financeira

Constituída por sete municípios do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, a AMAGRA apresenta actualmente um quadro financeiro "completamente estabilizado" e com capacidade para realizar investimento. Exemplo disso são a construção e posterior selagem do antigo aterro e a construção do actual aterro, obras avaliadas em mais de um milhão de euros cada.
"A AMAGRA tem tido um bom planeamento e tem feito um regime de poupanças que lhe tem permitido fazer investimentos importantes. O primeiro aterro, a sua selagem e o novo aterro são investimentos da AMAGRA e foram pagos com fundos próprios, o que afere bem da saúde financeira da própria associação, que tem sabido – planeando e poupando – fazer essas obras", enfatiza o secretário-geral da instituição.
Sobre o futuro, António Viana Afonso define como prioridade chegar a 2020 cumprindo a meta de colocar apenas 10% dos resíduos recolhidos em aterro, sendo que actualmente a deposição anda na ordem dos 40%.
O secretário-geral da AMAGRA reconhece ser uma "meta exigente" e "ambiciosa", para logo criticar algumas das linhas orientadoras do PERSU 2020, que, na sua opinião, penalizam "os sistemas de gestão de resíduos dos municípios de baixa densidade populacional".
"Um território da nossa área de intervenção para recolher uma tonelada de lixo terá de que percorrer certamente o dobro ou o triplo dos quilómetros que um sistema de gestão de resíduos de Lisboa faz para recolher essa mesma quantidade. E é aqui que as coisas deviam ter tido, de alguma forma, uma discriminação positiva", conclui António Viana Afonso.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial