07h00 - quinta, 07/03/2019

AMAGRA apresenta
boa saúde financeira

AMAGRA apresenta boa saúde financeira

Constituída por sete municípios do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, a AMAGRA apresenta actualmente um quadro financeiro "completamente estabilizado" e com capacidade para realizar investimento. Exemplo disso são a construção e posterior selagem do antigo aterro e a construção do actual aterro, obras avaliadas em mais de um milhão de euros cada.
"A AMAGRA tem tido um bom planeamento e tem feito um regime de poupanças que lhe tem permitido fazer investimentos importantes. O primeiro aterro, a sua selagem e o novo aterro são investimentos da AMAGRA e foram pagos com fundos próprios, o que afere bem da saúde financeira da própria associação, que tem sabido – planeando e poupando – fazer essas obras", enfatiza o secretário-geral da instituição.
Sobre o futuro, António Viana Afonso define como prioridade chegar a 2020 cumprindo a meta de colocar apenas 10% dos resíduos recolhidos em aterro, sendo que actualmente a deposição anda na ordem dos 40%.
O secretário-geral da AMAGRA reconhece ser uma "meta exigente" e "ambiciosa", para logo criticar algumas das linhas orientadoras do PERSU 2020, que, na sua opinião, penalizam "os sistemas de gestão de resíduos dos municípios de baixa densidade populacional".
"Um território da nossa área de intervenção para recolher uma tonelada de lixo terá de que percorrer certamente o dobro ou o triplo dos quilómetros que um sistema de gestão de resíduos de Lisboa faz para recolher essa mesma quantidade. E é aqui que as coisas deviam ter tido, de alguma forma, uma discriminação positiva", conclui António Viana Afonso.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/03/2019
Pelotão da "Alentejana"
parte de Santiago
Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 22 de Março, a partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que continua a ser liderada pelo espanhol Enrique Sanz, da equipa Euskadi-Murias.
07h00 - terça, 19/03/2019
Lagoas de Melides
e Santo André
reabertas ao mar
As lagoas de Melides (Grândola) e de Santo André (Santiago do Cacém) são reabertas ao mar nesta terça-feira, 19 de Março, num momento sempre de grande espectacularidade e de enorme beleza natura.
07h00 - segunda, 11/03/2019
Plano Intermunicipal de Defesa
da Floresta aprovado em Santiago
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Santiago do Cacém já aprovou o Plano Intermunicipal de Defesa das Floresta 2019-2028, que abrange os concelhos de Santiago do Cacém e de Sines.
07h00 - segunda, 11/03/2019
AMAGRA tem "parceria
estratégica" com Ambilital
A AMAGRA é uma associação de municípios de fins específicos e entre a sua actividade destaca-se o facto de ser sócia-maioritária da Ambilital-Investimentos Ambientais no Alentejo.
07h00 - quinta, 07/03/2019
"Aldeia Segura" no
concelho de Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém vai promover, ao longo deste mês de Março, cinco sessões de esclarecimento às populações, no âmbito do programa "Aldeia Segura Pessoas Seguras".

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial