07h00 - sexta, 15/03/2019

Valorização do Mira
debatida em Odemira

Valorização do Mira debatida em Odemira

A Biblioteca Municipal José Saramago recebe nesta sexta-feira, 15 de Março, pelas 17h30, a segunda de três reuniões com população promovidas pela Câmara de Odemira, no sentido de recolher contributos e divulgar o Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira.
O ciclo de reuniões com os munícipes arrancou no dia 8 de Março, em Vila Nova de Milfontes, e visa, segundo a autarquia, "reforçar o envolvimento" e a "participação da população e dos agentes económicos, sociais, culturais e ambientais do concelho no processo", que pretende a "valorização das margens do rio Mira na área do concelho, desde a barragem de Santa Clara até à sua foz, em Vila Nova de Milfontes".
Depois de Vila Nova de Milfontes e Odemira, será a Casa do Povo de Santa Clara-a-Velha a acolher, na segunda-feira, 18, pelas 17h30, a última reunião.
Recorde-se que o Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira tem vindo a ser construído por uma equipa técnica que resulta da parceria da Câmara de Odemira com as empresas Ecosativa (Vila Nova de Milfontes) e We Consultants (Lisboa).
Concluída a fase de diagnóstico do potencial de desenvolvimento do rio, para levantamento, análise e avaliação de informação sobre o rio e a sua envolvente, as actividades praticadas e identificação dos agentes envolvidos, o plano está agora na sua terceira fase, que prevê a definição de um modelo de valorização estratégica que irá enquadrar o programa de acções e o respectivo quadro de investimento, financiamento e marketing territorial.
A Câmara de Odemira ambiciona que este plano "constitua os alicerces para que o território seja uma região preparada para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, consolidando um caminho suportado nos princípios da equidade e da coesão territorial".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Vitacress vai usar
algas como fertilizante
A empresa Vitacress, com sede na freguesia de Boavista dos Pinheiros (Odemira), está a trabalhar num projecto de investigação que prevê a utilização de microalgas como fertilizante orgânico na agricultura.
07h00 - terça, 14/05/2019
Alunas de Milfontes
participaram em
concurso internacional
Cinco alunas do primeiro ano do curso profissional técnico de Comércio do Colégio de Nossa Senhora da Graça, de Vila Nova de Milfontes, estiveram na passada semana em Barcelona (Espanha), num concurso internacional.
07h00 - terça, 14/05/2019
Barragem de Santa Clara
tem "enorme" potencial turístico
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo não tem dúvidas: o potencial turístico da barragem de Santa Clara "é enorme", complementando a oferta de "sol e mar" disponível em todo o Alentejo Litoral.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial