07h00 - sábado, 16/03/2019

Sines mostra obras da
Colecção Gulbenkian

Sines mostra obras da Colecção Gulbenkian

O Centro de Artes de Sines recebe a partir deste sábado, 16 de Março, a exposição exposição "Atravessar Culturas Através dos Tempos/ Pontos de Encontro", que reúne obras de mais de 50 artistas que fazem parte do espólio da Fundação Calouste Gulbenkian. A mostra resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal local e a Fundação, no âmbito do projecto "Gulbenkian Itinerante", e vai estar patente ao público até ao dia 9 de Junho.
De acordo com a Câmara de Sines, as obras de arte reunidas na exposição falam "de muitas viagens", sendo que "cada uma delas sintetiza outras tantas viagens". Na mostra estão presentes trabalhos de artistas como Alexandre O'Neill, Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Hatherly, Daniel Blaufuks, Emmerico Nunes, João Cutileiro, José de Almada Negreiros, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva ou Paulo Nozolino, entre muitos outros.
O primeiro núcleo da exposição é dedicado ao retrato, "no seu cruzamento de olhares entre o retratado, o artista e o espectador". Já no segundo núcleo "a figura humana avança pelo espaço, descobrindo campos e cidades, jardins e estradas", enquanto o terceiro núcleo é dedicado à Natureza, "testemunho da necessidade, tão humana, de sonhar com um Paraíso perdido, intocado pela acção humana".
A curadoria da exposição de Sines é da responsabilidade de Ricardo Estevam Pereira e as entradas gratuitas. A mostra pode ser visitada, nos dias úteis, entre as 14h00 e as 20h00, e, aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 20h00.
O projecto "Gulbenkian Itinerante" procura, através de parcerias com instituições nacionais, divulgar as colecções do Museu Calouste Gulbenkian, privilegiando as regiões mais distantes dos principais centros culturais.
"Esta parceria obedece a um modelo dinâmico, desenvolvido em prol do desenvolvimento cultural, tanto regional como nacional, e pretende contribuir para combater as assimetrias que subsistem no nosso território", explica fonte da Câmara de Sines.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Alentejo Litoral
comemora 25 de Abril
Música e espectáculos de fogo-de-artifício marcam os festejos do 45º aniversário do 25 de Abril no Alentejo Litoral, em diversas iniciativas promovidas pelos municípios da região na noite desta quarta-feira, 24.
07h00 - terça, 23/04/2019
Empresa Medway vai
investir na ZIL de Sines
A empresa Medway vai invetir cerca de um milhão de euros em logística na Zona Industrial e Logística de Sines (SILS), no sentido de alargar a prestação dos seus serviços no complexo portuário, logístico e industrial da cidade.
07h00 - quinta, 11/04/2019
Câmara de Sines constrói
estacionamento junto ao mercado
A Câmara de Sines já iniciou a empreitada de construção de um estacionamento de apoio ao Mercado Municipal e centro histórico, contíguo ao viaduto da descida da ribeira, investimento avaliado em cerca de 390 mil euros.
07h00 - quarta, 10/04/2019
Empresa Repsol apoia
associações de Sines
A empresa Repsol Polímeros, a Câmara Municipal e 22 colectividades do concelho de Sines assinaram na segunda-feira, 8 de Abril, os protocolos de colaboração relativos a 2019, num valor a rondar os 60 mil euros.
07h00 - terça, 09/04/2019
Câmara de Sines vai
requalificar e ampliar ZIL 2
A Câmara de Sines vai avançar com obras de requalificação e ampliação da Zona de Indústria Logística (ZIL) 2, depois do programa Alentejo 2020 ter aprovado as duas candidaturas apresentadas pela autarquia, no valor total de 7,5 milhões de euros de investimento.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial