07h00 - quarta, 20/03/2019

TAIPA contintua projecto
"ST" em São Teotónio

TAIPA contintua projecto "ST" em São Teotónio

Promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, sobretudo na área da Educação, vai manter-se no topo das prioridades do projecto "ST". Dinamizada por um consórcio (que junta a Câmara de Odemira, a CPCJ, a Junta de Freguesia de São Teotónio e o Agrupamento de Escolas de São Teotónio) e gerida pela TAIPA, a iniciativa viu a sua candidatura ao programa "Escolhas E7G", do Alto Comissariado para as Migrações, ser aprovada com a segunda melhor classificação de todo o Alentejo, tendo continuidade (e financiamento) garantida até final de 2020.
A aprovação desta candidatura "representa a oportunidade de continuar a promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, assim como contribuir para o sucesso escolar, para a diminuição do absentismo escolar e para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais", afiança a coordenadora do projecto ao "SW".
Para Tânia Santos, a continuidade do projecto, agora com a denominação "ST_E7G" representa ainda "a possibilidade de continuar a promover as relações entre migrantes e locais, de conhecer melhor e aproximar culturas, de promover as competências de cidadania e de participação cívica, em prol da valorização da diversidade cultural e da diminuição de atitudes e comportamentos discriminatórios".
Nesta nova "etapa" do programa o "enfoque" continuará a incidir "na promoção do sucesso escolar, através de diversas actividades orientadas para o apoio ao estudo, para o reforço da aprendizagem/ domínio da língua portuguesa, no sentido de capacitar crianças e jovens para que atinjam melhores resultados escolares". Mas em simultâneo "pretende-se apostar em novas actividades mais direccionadas para o envolvimento da comunidade migrante na realidade local, através de metodologias que potenciem as suas competências de cidadania e de participação cívica", acrescenta Tânia Santos.
É neste enquadramento que, continua a coordenadora do "ST_E7G" será promovido o programa "Mediadores de rua", que possibilitará o "encontro e capacitação de jovens mediadores que representem e interliguem as diversas culturas e que se assumam como uma figura de referência dentro da sua comunidade, no sentido de levar e trazer informação".
Outra novidade serão o "ST Nã drome", que visa "dar a conhecer e envolver a comunidade migrante na celebração e dinamização de eventos culturais e comunitários locais, ou a 'Rota ST', actividade que prevê a criação de um roteiro turístico que defina um percurso histórico, étnico e cultural que combine a identidade local com a diversidade e a riqueza de culturas a residir na freguesia", adianta Tânia Santos.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial