07h00 - quarta, 20/03/2019

TAIPA contintua projecto
"ST" em São Teotónio

TAIPA contintua projecto "ST" em São Teotónio

Promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, sobretudo na área da Educação, vai manter-se no topo das prioridades do projecto "ST". Dinamizada por um consórcio (que junta a Câmara de Odemira, a CPCJ, a Junta de Freguesia de São Teotónio e o Agrupamento de Escolas de São Teotónio) e gerida pela TAIPA, a iniciativa viu a sua candidatura ao programa "Escolhas E7G", do Alto Comissariado para as Migrações, ser aprovada com a segunda melhor classificação de todo o Alentejo, tendo continuidade (e financiamento) garantida até final de 2020.
A aprovação desta candidatura "representa a oportunidade de continuar a promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, assim como contribuir para o sucesso escolar, para a diminuição do absentismo escolar e para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais", afiança a coordenadora do projecto ao "SW".
Para Tânia Santos, a continuidade do projecto, agora com a denominação "ST_E7G" representa ainda "a possibilidade de continuar a promover as relações entre migrantes e locais, de conhecer melhor e aproximar culturas, de promover as competências de cidadania e de participação cívica, em prol da valorização da diversidade cultural e da diminuição de atitudes e comportamentos discriminatórios".
Nesta nova "etapa" do programa o "enfoque" continuará a incidir "na promoção do sucesso escolar, através de diversas actividades orientadas para o apoio ao estudo, para o reforço da aprendizagem/ domínio da língua portuguesa, no sentido de capacitar crianças e jovens para que atinjam melhores resultados escolares". Mas em simultâneo "pretende-se apostar em novas actividades mais direccionadas para o envolvimento da comunidade migrante na realidade local, através de metodologias que potenciem as suas competências de cidadania e de participação cívica", acrescenta Tânia Santos.
É neste enquadramento que, continua a coordenadora do "ST_E7G" será promovido o programa "Mediadores de rua", que possibilitará o "encontro e capacitação de jovens mediadores que representem e interliguem as diversas culturas e que se assumam como uma figura de referência dentro da sua comunidade, no sentido de levar e trazer informação".
Outra novidade serão o "ST Nã drome", que visa "dar a conhecer e envolver a comunidade migrante na celebração e dinamização de eventos culturais e comunitários locais, ou a 'Rota ST', actividade que prevê a criação de um roteiro turístico que defina um percurso histórico, étnico e cultural que combine a identidade local com a diversidade e a riqueza de culturas a residir na freguesia", adianta Tânia Santos.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial