07h00 - sexta, 12/04/2019

CM Odemira candidata
alcôncoras às "7 Maravilhas"

CM Odemira candidata alcôncoras às "7 Maravilhas"

As alcôncoras, um bolo tradicional da aldeia de Amoreiras-Gare, foram candidatadas pela Câmara de Odemira ao concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal", na categoria de "Biscoitos e Bolos Secos".
A candidatura resulta de uma parceria entre a Câmara de Odemira, a Associação de Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare (ADA) e a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, visando "promover este doce regional e o território onde é confeccionado", assim como "contribuir para um processo que conduza ao registo desta receita antiga".
Segundo a autarquia odemirense, a produção de alcôncoras "ganhou escala regional de forma sustentada, contribuindo para a dinamização da economia local", sendo que ao longo deste caminho "soube preservar a sua qualidade inicial e é hoje um bolo muito requisitado e representativo do concelho de Odemira".
Recorde-se que esta será a quinta participação do Município de Odemira nas "7 Maravilhas de Portugal", depois das "7 Maravilhas Naturais de Portugal" (finalista em 2010), "Melhores Praias de Portugal" (duplamente vencedor em 2012), "Aldeias de Portugal" (finalista) e "Maravilhas à Mesa" (finalista).


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Estradas de Odemira
preocupam Bloco
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - sábado, 20/04/2019
Boavista dos Pinheiros
inaugura Praça Pública
Um sonho concretizado: é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, encara a criação da Praça Pública da localidade.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial