07h00 - quarta, 17/04/2019

Lar de São Martinho das
Amoreiras vai ser ampliado

Lar de São Martinho das Amoreiras vai ser ampliado

A Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, vai avançar com obras de requalificação e ampliação do seu lar de Terceira Idade. O concurso público da empreitada foi lançado no final de Março e prevê um investimento de quase 1,2 milhões de euros que permitirá alargar o número de camas na instituição.
"Neste momento dispomos apenas de 26 camas na vertente de lar, o que é manifestamente insuficiente, de maneira que a ampliação visa passarmos a ter 39 camas", nota o presidente da Casa do Povo, reconhecendo que a ampliação da capacidade do lar será importante para garantir a sustentabilidade financeira da instituição. "Com este número de utentes o lar [de São Martinho das Amoreiras] não se torna viável economicamente. De maneira que temos de o ampliar", reforça Manuel Loução.
Além da ampliação, as obras previstas permitirão igualmente a requalificação do equipamento. "Embora este seja um edifício relativamente recente, está de facto a precisar de obras. Já não obedece às normas actualmente exigidas e tem de sofrer uma alteração", justifica o presidente da Casa do Povo.
O concurso público para a empreitada de ampliação e remodelação do lar de São Martinho das Amoreiras, publicado em Diário da República a 26 de Março, tem um preço-base de 1.164.097,07, valor revisto em alta depois de um primeiro concurso não ter tido concorrentes. Na altura "acederam à plataforma seis empresas, mas quatro não disseram rigorosamente nada e duas deixaram declarações a dizer que por aquele preço-base não era possível fazer a obra. Daí termos necessidade de fazer uma revisão de preços e lançar um novo concurso", justifica Manuel Loução.
O presidente da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras estima que as obras no lar estejam concluídas "no final de 2020". O projecto conta com os apoios financeiros do Alentejo 2020 e da Câmara de Odemira, num montante total de cerca de um milhão de euros. O valor restante será assumido pela instituição, que, segundo Manuel Loução, deverá recorrer à banca para o efeito. A empreitada conta ainda com o apoio logístico da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/07/2019
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
já tem vencedor
Nuno Alexandre Mateus, com o trabalho "Interacções", foi o vencedor da quarta edição do concurso de fotografia "Num instante… um novo olhar", promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Autarca de Santiago lamenta atraso
na construção de Centro de Saúde
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém lamenta que a construção do novo Centro de Saúde local, prevista para ser concretizada entre 2018 e 2019, ainda nem tenha entrado em fase de projecto.
07h00 - terça, 16/07/2019
BE acusa CIMAL de não
implementar PART na região
O Bloco de Esquerda (BE) do Alentejo Litoral acusa a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) de ter defraudado as expectativas dos cidadãos, dado ainda não ter colocado em prática o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos da região.
07h00 - quinta, 11/07/2019
Deputado do Bloco
de visita a Alvalade
O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Carlos Matias visita nesta quinta-feira, 11 de Julho, a freguesia de Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, onde vai abordar questões relacionadas com a seca no Alentejo, ambiente e agricultura.
07h00 - quarta, 03/07/2019
Biblioteca no Parque
do Rio da Figueira
O Parque Urbano do Rio da Figueira, na cidade de Santiago do Cacém, conta a prtir desta quarta-feira, 3 de Julho, com a iniciativa "Biblioteca no Parque", promovida pela Câmara Municipal.

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial