07h00 - quarta, 17/04/2019

Lar de São Martinho das
Amoreiras vai ser ampliado

Lar de São Martinho das Amoreiras vai ser ampliado

A Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, vai avançar com obras de requalificação e ampliação do seu lar de Terceira Idade. O concurso público da empreitada foi lançado no final de Março e prevê um investimento de quase 1,2 milhões de euros que permitirá alargar o número de camas na instituição.
"Neste momento dispomos apenas de 26 camas na vertente de lar, o que é manifestamente insuficiente, de maneira que a ampliação visa passarmos a ter 39 camas", nota o presidente da Casa do Povo, reconhecendo que a ampliação da capacidade do lar será importante para garantir a sustentabilidade financeira da instituição. "Com este número de utentes o lar [de São Martinho das Amoreiras] não se torna viável economicamente. De maneira que temos de o ampliar", reforça Manuel Loução.
Além da ampliação, as obras previstas permitirão igualmente a requalificação do equipamento. "Embora este seja um edifício relativamente recente, está de facto a precisar de obras. Já não obedece às normas actualmente exigidas e tem de sofrer uma alteração", justifica o presidente da Casa do Povo.
O concurso público para a empreitada de ampliação e remodelação do lar de São Martinho das Amoreiras, publicado em Diário da República a 26 de Março, tem um preço-base de 1.164.097,07, valor revisto em alta depois de um primeiro concurso não ter tido concorrentes. Na altura "acederam à plataforma seis empresas, mas quatro não disseram rigorosamente nada e duas deixaram declarações a dizer que por aquele preço-base não era possível fazer a obra. Daí termos necessidade de fazer uma revisão de preços e lançar um novo concurso", justifica Manuel Loução.
O presidente da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras estima que as obras no lar estejam concluídas "no final de 2020". O projecto conta com os apoios financeiros do Alentejo 2020 e da Câmara de Odemira, num montante total de cerca de um milhão de euros. O valor restante será assumido pela instituição, que, segundo Manuel Loução, deverá recorrer à banca para o efeito. A empreitada conta ainda com o apoio logístico da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

15h00 - sexta, 10/05/2019
Gente da Barragem:
Mariana & Diogo
A casa de Diogo e Mariana fica sobranceira à barragem, com uma vista deslumbrante, daquelas que daria a capa para uma colecção de postais, um fundo publicitário ou o lugar onde se passa um filme mediterrânico.
07h00 - sexta, 10/05/2019
Três dias de festa em Santa Clara
Os 50 anos da barragem de Santa Clara, no interior do concelho de Odemira, são assinalados neste fim-de-semana, 10 a 12 de Maio, com uma série de actividades promovidas pela Câmara de Odemira em parceria com a Associação de Beneficiários de Mira.
07h00 - sexta, 10/05/2019
"Santa Clara foi o
investimento público mais
importante no concelho"
Meio século após a inauguração da barragem em Santa Clara-a-Velha, o presidente da Câmara de Odemira frisa, em entrevista ao "SW", a importância do equipamento no desenvolvimento sócio-económico do concelho.
07h00 - segunda, 29/04/2019
H.
Na aldeia de Santa Clara-a-Velha, de manhã muito cedo quando as pessoas ainda não voltaram do desaparecer do dia anterior, percorro as ruas a indagar o porquê de ficar.
07h00 - sexta, 12/04/2019
Gente da Barragem:
Rita & Ricardo
Há na barragem de Santa Clara dois pequenos barcos à vela, na zona do centro náutico, ancorados à espera das pessoas que hão-de chegar ao deck de acostagem e neles entrar, soltar as velas e, como num sonho de criança, simplesmente navegar.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial