07h00 - quarta, 17/04/2019

Milfontes recebeu
reunião da ANAFRE

Milfontes recebeu reunião da ANAFRE

O conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), liderado por Pedro Cegonho, reuniu no final da passada semana em Vila Nova de Milfontes. Sobre a mesa estiveram algumas das questões que mais preocupam os autarcas, nomeadamente a descentralização de competências, tema também abordado na reunião que a comissão permanente da Anafre teve previamente com os presidentes de junta do concelho de Odemira e com o coordenador distrital da associação.
Em declarações ao "SW", o coordenador distrital da Anafre em Beja revela que aproveitou a ocasião para fazer o balanço do seu primeiro ano de mandato, que se assinala neste sábado, 20, destacando ter mantido ao longo deste período uma relação de "proximidade" com as freguesias.
Vítor Besugo, eleito pelo PS e também presidente da Junta de Freguesia de Beringel (Beja), revela ainda que a formação de autarcas e funcionários têm sido também "uma prioridade", sendo que "cada acção teve cerca de uma centena de participantes, o que prova a importância das temáticas escolhidas".
Em simultâneo, continua Besugo, a delegação distrital da Anafre marcou "presença ao lado das freguesias e das populações em diversas frentes", com destaque para a possível prospecção de petróleo na costa alentejana e para o encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos e dos CTT em algumas freguesias do distrito.
Relativamente ao futuro, Vítor Besugo admite que gostaria de ver concretizada a possibilidade de se protocolar com a Sociedade Portuguesa de Autores os valores cobrados às juntas de freguesia, "considerados elevados", assim como avaliar a hipótese destes órgãos poderem apresentar candidaturas a estágios profissionais.
A reversão da reorganização administrativa das freguesias é outra das medidas defendidas pelo coordenador da Anafre em Beja, defendendo que se deve devolver "a palavra às assembleias de freguesia" sobre esta matéria.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Vitacress vai usar
algas como fertilizante
A empresa Vitacress, com sede na freguesia de Boavista dos Pinheiros (Odemira), está a trabalhar num projecto de investigação que prevê a utilização de microalgas como fertilizante orgânico na agricultura.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial