07h00 - quinta, 18/04/2019

Festas de Maio 2019
apresenta programa

Festas de Maio 2019 apresenta programa

Música, gastronomia, colóquios e exposições são alguns dos (muitos) destaques da 29ª edição das Festas de Maio, que se realizam entre os dias 1 e 5 de Maio na aldeia de Amoreiras-Gare (freguesia de São Martinho das Amoreiras).
A iniciativa é promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA), com os apoios da Câmara de Odemira e da Junta de São Martinho das Amoreiras, e integra a XVI Feira do Interior do Concelho de Odemira.
As Festas de Maio 2019 arrancam na manhã de 1 de Maio (quarta-feira), pelas 9h00, com a prova desportiva "Pelos trilhos do montado", que inclui um grande prémio de atletismo e uma caminhada. A inauguração do certame está prevista para as 11h00, sendo que durante a tarde tem lugar o XIV Festival de Cantares ao Desafio e Improviso, com cantores da região e os minhotos Domingos da Soalheira, Cristiana Sá e Maria Celeste. No primeiro dia de festas vão ainda subir ao palco os grupos de Danças e Cantares Regionais do Faralhão (18h30) e Pedro Mestre & Amigos, com a viola campaniça em grande destaque (19h30).
Para dia 2 de Maio (quinta-feira) está prevista uma tarde de convívio entre os idosos de IPSS do concelho, enquanto ao fim da tarde está prevista a actuação do grupo "Jazz e Não Só". Já o dia 3 de Maio (sexta-feira) será dedicado aos mais novos, com insufláveis e outras diversões, a par da realização do colóquio "Pilares para o desenvolvimento regional", da actuação do grupo "Falta um", de um baile com João Paulo Cavaco e do espectáculo com Luciana Abreu.
O programa para o dia 4 de Maio (sábado) inicia-se com a actuação da banda filarmónica de Odemira, sendo que tarde será reservada à música popular, com os grupos "Amoreirense", "Relíquias D'Outrora", "Incantus" e "Atar e Pôr ao Fumeiro". Pelo meio tem lugar o workshop "O Mel", dinamizado pela Associação de Apicultores do Litoral Alentejano. Para a noite está prevista a actuação do Grupo Banza e um baile com Rui Soares & Lau, seguindo-se o DJ Diamond.
As Festas de Maio 2019 terminam a 5 de Maio (domingo), dia que começa com uma missa solene pelas 10h00 na igreja de Amoreiras-Gare. A tarde será de cante alentejano, com a presença dos grupos Coral "Vozes Femininas" de Amoreiras-Gare, de Cantares Alentejanos de Vendas Novas, da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, e Coral "Raízes do Cante" de Cuba, além dos alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso.
Depois realiza-se o workshop "O Medronho", pela Associação Arbutus, seguindo-se mais música com as actuações do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim e do Grupo Coral "Os Alegrias" de Vendas Novas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

15h00 - sexta, 10/05/2019
Gente da Barragem:
Mariana & Diogo
A casa de Diogo e Mariana fica sobranceira à barragem, com uma vista deslumbrante, daquelas que daria a capa para uma colecção de postais, um fundo publicitário ou o lugar onde se passa um filme mediterrânico.
07h00 - sexta, 10/05/2019
Três dias de festa em Santa Clara
Os 50 anos da barragem de Santa Clara, no interior do concelho de Odemira, são assinalados neste fim-de-semana, 10 a 12 de Maio, com uma série de actividades promovidas pela Câmara de Odemira em parceria com a Associação de Beneficiários de Mira.
07h00 - sexta, 10/05/2019
"Santa Clara foi o
investimento público mais
importante no concelho"
Meio século após a inauguração da barragem em Santa Clara-a-Velha, o presidente da Câmara de Odemira frisa, em entrevista ao "SW", a importância do equipamento no desenvolvimento sócio-económico do concelho.
07h00 - segunda, 29/04/2019
H.
Na aldeia de Santa Clara-a-Velha, de manhã muito cedo quando as pessoas ainda não voltaram do desaparecer do dia anterior, percorro as ruas a indagar o porquê de ficar.
07h00 - sexta, 12/04/2019
Gente da Barragem:
Rita & Ricardo
Há na barragem de Santa Clara dois pequenos barcos à vela, na zona do centro náutico, ancorados à espera das pessoas que hão-de chegar ao deck de acostagem e neles entrar, soltar as velas e, como num sonho de criança, simplesmente navegar.

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial