07h00 - quarta, 24/04/2019

Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade

Dias de festa em Odemira para celebrar a Liberdade

Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia. A 25 de Abril os portugueses viveram o "dia inicial inteiro e limpo", emergindo "da noite e do silêncio", como escreveu Sophia de Mello Breyner. Uma data determinante para o futuro de todos nós e que volta a ser devidamente celebrada na vila de Odemira.
Os festejos do "Abril em Odemira" decorrem no Largo Brito Pais e começam nesta quarta-feira, 24, às 22h00, com o concerto de Blaya, antiga membro dos Buraka Som Sistema, seguindo-se, à meia-noite, o simbólico hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com a leitura de poemas de Abril pelo colectivo "Bocados Brutais" e um festival piromusical. Depois há mais música, com a actuação dos The Gift, que andam nestes dias na estrada a promover o seu mais recente disco, "Verão".
Na quinta-feira, 25, o programa dos festejos começa às 10h30, no cine-teatro Camacho Costa, que acolhe uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, a que se segue a cerimónia de formatura dos bombeiros voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes e dos elementos do Núcleo do Concelho de Odemira da Liga dos Combatentes na Praça da República.
De tarde, pelas 16h30, o Cerro do Peguinho recebe mais uma edição do Festival de Folclore, com a presença da Velha Guarda do Folclore da Nazaré, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato (Ribatejo) e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes. E a partir das 10 da noite o Largo Brito Pais é palco para um espectáculo com a fadista Gisela João.
Os festejos do "Abril em Odemira" continuam na sexta-feira, 26, com um espectáculo a partir das 22h00 que juntará o José Barros & Navegante ao Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e outros convidados. E no sábado, 27, pelas 15h00, há um Encontro de Cante Alentejano no cine-teatro, com os grupos "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare", de Odemira, de São Luís, de Vila Nova de Milfontes e "As Vozes das Terras Brancas" de Casével.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 04/06/2020
Obras nos balneários
do Estádio de Odemira
Aproveitando o cancelamentos dos campeonatos distritais de seniores e na formação, o Odemirense está a promover obras de requalificação nos balneários do Estádio Municipal de Odemira, no valor total de quase 26 mil euros.
07h00 - terça, 02/06/2020
Deputados do PS visitaram
concelho de Odemira
Os dois deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja visitaram nesta segunda-feira, 1 de Junho, alguns restaurantes e unidades turísticas do concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 01/06/2020
Odemira cria fundos de emergência
para apoiar famílias e empresas
Minimizar o impacto da crise social e económica nas famílias e empresas do concelho de Odemira e fazer face à diminuição dos rendimentos causada pela pandemia da Covid-19 é a meta dos fundos de emergência criados pela Câmara Odemira, no valor total de 1,25 milhões de euros.
07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" no Alentejo Litoral
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - terça, 26/05/2020
500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira
São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial