07h00 - quarta, 24/04/2019

Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade

Dias de festa em Odemira para celebrar a Liberdade

Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia. A 25 de Abril os portugueses viveram o "dia inicial inteiro e limpo", emergindo "da noite e do silêncio", como escreveu Sophia de Mello Breyner. Uma data determinante para o futuro de todos nós e que volta a ser devidamente celebrada na vila de Odemira.
Os festejos do "Abril em Odemira" decorrem no Largo Brito Pais e começam nesta quarta-feira, 24, às 22h00, com o concerto de Blaya, antiga membro dos Buraka Som Sistema, seguindo-se, à meia-noite, o simbólico hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com a leitura de poemas de Abril pelo colectivo "Bocados Brutais" e um festival piromusical. Depois há mais música, com a actuação dos The Gift, que andam nestes dias na estrada a promover o seu mais recente disco, "Verão".
Na quinta-feira, 25, o programa dos festejos começa às 10h30, no cine-teatro Camacho Costa, que acolhe uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, a que se segue a cerimónia de formatura dos bombeiros voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes e dos elementos do Núcleo do Concelho de Odemira da Liga dos Combatentes na Praça da República.
De tarde, pelas 16h30, o Cerro do Peguinho recebe mais uma edição do Festival de Folclore, com a presença da Velha Guarda do Folclore da Nazaré, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato (Ribatejo) e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes. E a partir das 10 da noite o Largo Brito Pais é palco para um espectáculo com a fadista Gisela João.
Os festejos do "Abril em Odemira" continuam na sexta-feira, 26, com um espectáculo a partir das 22h00 que juntará o José Barros & Navegante ao Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e outros convidados. E no sábado, 27, pelas 15h00, há um Encontro de Cante Alentejano no cine-teatro, com os grupos "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare", de Odemira, de São Luís, de Vila Nova de Milfontes e "As Vozes das Terras Brancas" de Casével.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Vitacress vai usar
algas como fertilizante
A empresa Vitacress, com sede na freguesia de Boavista dos Pinheiros (Odemira), está a trabalhar num projecto de investigação que prevê a utilização de microalgas como fertilizante orgânico na agricultura.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial