07h00 - sexta, 03/05/2019

Viagem pela tradição
dos mastros em Odemira

Viagem pela tradição dos mastros em Odemira

A tradição dos mastros, com séculos de história no concelho de Odemira, serve de mote ao documentário "Da Terra ao Céu", que a PédeXumbo-Associação para a Promoção da Música e da Dança estreia nesta sexta-feira, 3 de Maio, em Odemira.
Realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas, o documentário teve apoio da Câmara de Odemira e co-produção da associação local ADMIRA, sendo fruto de um trabalho de investigação e de registo das memórias associadas à prática dos mastros tradicionais no concelho desenvolvido entre 2017 e 2018 pela PédeXumbo, na sequência do projecto "A ciência num baile de mastro", que foi dinamizado em São Teotónio. O filme acaba por abranger a tradição dos mastros em todo o concelho, reunindo relatos pessoais e outras memórias, com o objectivo de descodificar "acções e práticas de outrora, que hoje encontram novas expressões e contextos".
"Estamos contentes com o resultado final! Achamos que o filme mostra um pouco o que são as várias práticas à volta dos mastros no concelho [de Odemira] e acho que é um bom documento para divulgar o concelho, as suas gentes e a força que os mastros têm neste território", adianta ao "SW" a presidente da associação.
Marta Guerreiro fez parte da equipa que rodou o documentário e lembra que este foi um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano de 2018, tendo passado pelos quatro cantos do concelho. "Estivemos bastante tempo com a comunidade local e fomos a todas as freguesias, fizemos muitos quilómetros, falámos com muitas pessoas… Estamos muito gratos por terem estado disponíveis para nos receber e alimentar esta investigação e este filme", sublinha, reconhecendo estarem todos "ansiosos" com a estreia e com a receptividade que o documentário terá por parte da população odemirense.
"Espero que no filme consigamos passar esta energia e esta força popular" que existe no concelho de Odemira em redor dos mastros, continua a presidente da PédeXumbo, admitindo que esta realidade surpreendeu bastante toda a equipa que realizou o documentário. "Ficámos a saber muito sobre esta prática e fascinados pela força que ela ainda tem. Foi uma experiência muito rica e foi incrível ter a oportunidade de conhecer as pessoas e até fazer parte de alguns grupos de trabalho para a realização de mastros", reforça.
Depois da estreia em Odemira, a partir das 21h30 no cine-teatro Camacho Costa, o documentário "Da Terra ao Céu" será exibido em São Luís (4 de Maio), Santa Clara-a-Velha (5 de Maio), Vale de Santiago (6 de Maio), Vila Nova de Milfontes (7 de Maio), São Martinho das Amoreiras (8 de Maio) e, finalmente, São Teotónio (12 de Junho, por ocasião do Festival dos Mastros). Nas sessões em São Luís e Santa Clara-a-Velha serão ainda dinamizadas, durante a tarde, oficinas de dança e de produção de flores de papel para decoração dos mastros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial