07h00 - terça, 14/05/2019

Barragem de Santa Clara
tem "enorme" potencial turístico

Barragem de Santa Clara tem "enorme" potencial turístico

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo não tem dúvidas: o potencial turístico da barragem de Santa Clara "é enorme", complementando a oferta de "sol e mar" disponível em todo o Alentejo Litoral.
Em declarações ao "SW", António Ceia da Silva sublinha que a grande albufeira situada junta à aldeia de Santa Clara-a-Velha, no interior do concelho de Odemira, é "um espaço fantástico, com enormes potencialidades para a prática do turismo náutico".
Além do mais, acrescenta, a barragem "está muito bem rodeada nas margens por excelentes unidades de alojamento, quer seja alojamento tradicional quer seja turismo em espaço rural. E é uma oferta complementar, preciosíssima, para o território do Litoral Alentejano, uma vez que complementa aquilo que é a oferta de sol e mar".
É seguindo esta linha de raciocínio que o presidente da Turismo do Alentejo elogia o "investimento muito significativo e muito bem realizado" pela Câmara Municipal de Odemira "ao nível da barragem de Santa Clara". "Um destino turístico não é formado apenas por uma peça do puzzle, mas sim por várias. E, de facto, Santa Clara é uma das peças desse puzzle com muito significado", acrescenta Ceia da Silva.
A albufeira de Santa Clara tem condições para ser cada vez mais atractiva em termos de turismo de natureza e de aventura, sector que, afirma o presidente da Turismo do Alentejo, regista "cada vez mais procura".
"Basta atentar às estatísticas da Organização Mundial de Turismo para nos apercebermos que, hoje em dia, o turismo de natureza tem cada vez mais níveis de procura e são segmentos de procura A e B+, ou seja, com alto nível cultural, com poder de compra, com disponibilidade de tempo… É um tipo de segmento de mercado que até do ponto de vista da internacionalização tem muito interesse", observa Ceia da Silva.
Segundo este responsável, a confirmar esta tendência do mercado estão os resultados obtidos pelo projecto da Rota Vicentina, assim como novas iniciativas da Turismo do Alentejo, caso dos Caminhos de Santiago, da rede de percursos pedestres Transalentejo ou das redes de cycling que estão a ser montadas. "É realmente um produto com bastante procura", conclui Ceia da Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

18h54 - domingo, 15/12/2019
Odemirense e Milfontes
com domingo vitorioso
Correu da melhor forma às duas equipas do concelho de Odemira a 10ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja, disputada na tarde deste domingo, 15 de Dezembro.
07h00 - sábado, 14/12/2019
Feiras de Natal em Colos,
São Luís e São Teotónio
As localidades de Colos, São Luís e São Teotónio recebem neste fim-de-semana, 14 e 15 de Dezembro, feiras de Natal, onde além de animação para miúdos (e graúdos) haverá a possibilidade dos visitantes comprarem alguns dos presentes de Natal que vão oferecer na noite da consoada.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Palco de inclusão
e sonhos em Odemira
Era uma vez um palco onde todos e todas tinham o seu lugar.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Banda de Odemira festeja
três décadas de música
Foi a 15 de Dezembro de 1989 que nascia a Banda Filarmónica de Odemira, fruto do empenho que Manuel Maria dos Reis (então presidente da Junta da Santa Maria), José Inocêncio Silvestre e António Cansado dedicaram ao projecto.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Atletas do NDC Odemira
triunfam em Aljustrel
Vitória classificação geral colectiva, sete triunfos individuais e mais dois segundos lugares e três terceiros: é este o balanço da participação do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) no VIII Grande Prémio de Atletismo de Santa Bárbara, em Aljustrel.

Data: 13/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial