07h00 - quarta, 05/06/2019

Santiago do Cacém
geminou-se com
município da Hungria

Santiago do Cacém geminou-se com município da Hungria

O Município de Santiago do Cacém é agora "irmão" o Município do Condado de Szombathely, na Hungria, num processo de geminação fornalizado no final da passada semana durante uma cerimónia realizada na sede da autarquia do Litoral Alentejano.
De acordo com fonte municipal, "na base desta ligação está o passado romano comum às duas cidades, que abre portas para a concretização de iniciativas e projectos conjuntos no futuro".
Este "acordo de irmandade" significa o estreitar de relações "ao nível da cultural, da economia, do turístico, da ciência, da arqueologia, da saúde e do ambiente", nota o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, acrescentando que o município português "vai ganhar bastante com esta ligação que vai muito para lá da herança romana comum".
Para Álvaro Beijinha "vivemos cada vez mais num mundo global em que a cooperação é fundamental para o desenvolvimento dos territórios, pois podemos contactar com realidades diferentes e isso é extremamente importante".
Já o presidente do Município do Condado de Szombathely, Tivadar Puskás, salienta que esta geminação "é o ponto de partida para se fortalecerem as relações entre os dois países, nas mais diversas áreas".
Recorde-se que Santiago do Cacém tinha, até há data, apenas um protocolo de geminação com Santiago de Compostela (Espanha).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2019
Música no Hospital
do Litoral Alentejano
Tornar "mais leve" a passagem ou permanência na sala de tratamentos de quimioterapia é o objectivo do projecto "Música no Hospital", que um grupo de voluntários tem vindo a dinamizar no serviço de Oncologia e na sala de quimioterapia do Hospital do Litoral Alentejano.
07h00 - segunda, 17/06/2019
Obras arrancam
no Bairro do Pinhal
A Câmara de Santiago do Cacém já iniciou as obras de requalificação de espaço público no bairro do Pinhal, em Vila Nova de Santo André, avaliadas em 1,1 milhões de euros e integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho.
07h00 - sexta, 14/06/2019
Santiago e Grândola
concluem obras na EM 545
As câmaras de Santiago do Cacém e de Grândola já concluíram as obras de requalificação do troço da Estrada Municipal (EM) 545, entre a localidade de Faleiros e a ponte sobre a ribeira de Corona, que permite o acesso à aldeia mineira do Lousal.
07h00 - terça, 11/06/2019
Autarca de Santiago alerta
para problemas POOC
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, "exige mais" da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), sobretudo no que diz respeito à criação de condições para receber os banhistas na zona de costa do concelho.
07h00 - terça, 04/06/2019
Santiago avança com
obras de pavimentação
A Câmara de Santiago do Cacém vai avançar com a pavimentação de um total de 13 quilómetro de caminhos rurais no concelho, intervenção avaliada em 418 mil euros e que envolve seis das oito juntas de freguesia do município.

Data: 07/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial