07h00 - sexta, 07/06/2019

Vice-presidente da CM Odemira: "Concelho tem condições inigualáveis para o turismo"

Vice-presidente da CM Odemira: "Concelho tem condições inigualáveis para o turismo"

O vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, considera, em entrevista ao "SW", que o concelho de Odemira dispõe de "condições inigualáveis" para continuar a atrair cada vez mais turistas ao longo do ano.

Mais que uma feira, a FEITUR é o momento de afirmação do concelho de Odemira enquanto território de excelência para o turismo activo e de natureza?
Sem dúvida! Este é um importante evento que o Município de Odemira organiza e que se tem revelado, ao longo dos últimos anos, importante na consolidação da oferta, principalmente ao nível do turismo activo e de natureza. É um evento muito marcado pelas boas experiências e sensações que é possível usufruir neste território. Existe um conjunto alargado de empresas marítimo-turísticas e de animação turística que vão tendo, ao longo destes dias de feira, a possibilidade de mostrar o muito que fazem ao longo do ano. E quem visitar esta feira vai ter oportunidade de usufruir de experiências que normalmente não usufrui, nomeadamente passeios de barco no rio Mira, canoagem, pedestrianismo, BTT, mergulho, passeios a cavalo… É de facto uma feira muito ligada àquilo que é a oferta de animação turística no concelho de Odemira, que ao longo dos últimos anos tem vindo a consolidar-se e que é hoje cerca de metade daquilo que é a oferta de todo o distrito de Beja.

O "peso" do turismo activo e de natureza tem vindo a crescer naquilo que é a actividade turística no concelho?
O concelho de Odemira notabilizou-se ao longo dos últimos anos como um dos principais destinos do país em sol e praia, um produto muito centrado em três/ quatro meses do ano. E é necessário diferenciar essa oferta! Sabemos que temos as melhores praias de Portugal, mas também sabemos que – principalmente na Primavera e no Outono – temos muito para oferecer. A Rota Vicentina demonstrou claramente que é possível atrair pessoas de toda a parte do mundo para esta região e queremos replicar aquilo que aconteceu no pedestrianismo. Neste momento, o concelho de Odemira vai ser o maior centro de BTT do país, com 1.200 quilómetros de vias cicláveis. O birdwatching será um produto a trabalhar, o surf já está a ser trabalhado, a canoagem e os passeios no rio Mira – através do Plano de Valorização do rio Mira – também estão a ser cada vez mais trabalhados... Portanto, acreditamos mesmo muito que o concelho e esta região têm muito para oferecer e condições inigualáveis para a prática de turismo ao ar livre.

Apesar de muitos passos dados, o caminho ainda é longo…
Sem dúvida! Somos exigentes com o nosso trabalho e sabemos bem o esforço que temos tido ao longo dos últimos anos para criar o contexto favorável que hoje existe. Mas também temos consciência do muito que há por fazer para consolidar estes produtos, para diferenciar as nossas ofertas e atrair cada vez mais turistas ao concelho de Odemira, de forma sustentável.

O Município de Odemira vai continuar empenhado nesse desiderato?
O Município quer ser sempre um actor no desenvolvimento de qualquer área no concelho de Odemira. E no caso particular do turismo, temos de facto potenciado as nossas condições naturais. Obviamente que não fazemos isto sem parceiros e é importante reconhecer o trabalho efectivo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo neste domínio. É também importante reconhecer o papel de associações como as Casas Brancas, a Rota Vicentina ou, mais recentemente, o desenvolvimento que foi criado por um conjunto de infra-estruturas elaborado e executado pelo Polis Litoral Sudoeste. E há a importância que as juntas de freguesia têm pela proximidade que têm no território, o que nos ajuda muitas vezes. Só estas parcerias permitem chegar onde temos chegado.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2019
CDS questiona Governo
sobre saúde em Grândola
O grupo parlamentar do CDS-PP critica a ministra da Saúde por esta ainda não ter recebido os responsáveis pela Assembleia Municipal de Grândola para debater os problemas do sector na região.
07h00 - terça, 18/06/2019
Grândola promove
"Bora lá bulir"
Um total de 106 os jovens do concelho de Grândola, dos 15 aos 25 anos, participam na edição de 2019 do "Bora Lá Bulir", programa ocupacional de Verão promovido pela autarquia local entre Julho e Setembro.
07h00 - sexta, 14/06/2019
Concelho de Grândola
com prémios no turismo
Duas unidades turísticas do concelho de Grândola foram premiadas, na passada semana, durante os WTA Europa-Portugal, considerandos os "Óscares do Turismo" e cuja cerimónia decorreu na Madeira.
07h00 - quinta, 06/06/2019
GNR lança campanha
"Campo Seguro 2019"
Prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, dando ainda especial atenção aos acidentes com veículos agrícolas e possíveis situações de tráfico de seres humanos, são os objectivos da campanha "Campo Seguro 2019" da GNR.
07h00 - quinta, 06/06/2019
Assembleia Municipal
de Grândola debate Saúde
A Assembleia Municipal de Grândola realiza nesta quinta-feira, 6 de Junho, uma reunião com a população para debater a situação dos serviços públicos de Saúde no concelho e na região, assim como "o estado de degradação" dos cuidados de saúde prestados na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Data: 07/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial