07h00 - quinta, 11/07/2019

Odemira promove debate
sobre políticas educativas

Odemira promove debate sobre políticas educativas

A Câmara de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 11 de Julho, mais uma edição do Encontro Anual de Educação, organizado no âmbito do projecto municipal ODETE–Odemira Território Educativo e que vai decorrer no cine-teatro Camacho Costa. A iniciativa, que se prolonga até sábado, 13, é dirigida à comunidade educativa local e a todos os profissionais do sector, sendo este ano dedicada ao tema "Políticas Educativas Integradas e Inclusivas".
O Encontro começa nesta quinta-feira, 11, pelas 10h00, sendo que na sessão de abertura vão estar o presidente da Câmara Municipal, José Alberto Guerreiro, e o secretário de Estado da Educação, João Costa.
Depois, entre as 11h00 e as 13h00, o programa prevê as conferências "Educação Inclusiva: entre diferenças e desigualdades", por David Rodrigues, e "Ubuntu, um novo paradigma educativo: educar para a independência", por Rui Marques. De tarde falarão Iolanda Ribeiro ("Construção de trajectórias de sucesso. Onde estamos para onde queremos ir?"), Joana Alexandre ("Desenvolvimento de competências sócio-emocionais: desafios da intervenção") e Domingos Fernandes ("Avaliar para aprender: reinventar as práticas pedagógicas, apostar na melhoria da aprendizagem").
O segundo dia do Encontro, na sexta-feira, 12, começa às 9h30, com intervenções "A importância de brincar no desenvolvimento das capacidades adaptativas e da criatividade", por Carlos Neto; "Um modelo de combate ao insucesso e abandono escolar", por Pedro Cordeiro; e "As artes como um instrumento de acessibilidade e inclusão", por Manuel Rocha. A partir das 14h30 a iniciativa passa para a Biblioteca Municipal José Saramago, para um momento de reflexão e sessão para educadores de infância do concelho de Odemira, dinamizado por Sofia Ramalho.
O Encontro Anual de Educação de Odemira termina no sábado, 13, de novo na Biblioteca Municipal, com um momento de reflexão e debate entre Carlos Neto e encarregados de educação, auxiliares de educação e a animadoras.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" no Alentejo Litoral
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - terça, 26/05/2020
500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira
São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.
09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Plataforma pelas Artes
nasce no concelho de Odemira
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Vereadora Deolinda Seno Luís: "Era incompreensível Odemira não ter CLDS"
Em entrevista ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelo pelouro da Intervenção Social na Câmara de Odemira, explica a importância de o concelho ter, pela primeira vez, um Contrato Local de Desenvolvimento Social no seu território.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial